Há um ano, a Corporación Multi-Inversiones (CMI), uma família bilionária da Guatemala, anunciou seus planos ambiciosos de investir cerca de US$ 1,8 bilhão em expansão nos próximos três anos. Parte significativa desse investimento está direcionada à sua subsidiária americana, a CamperoUSA, sediada em Dallas, que possui e opera restaurantes nos Estados Unidos.
A CMI, uma empresa com 103 anos de história, tornou-se um dos maiores conglomerados da América Latina, avaliado em cerca de US$ 3 bilhões pela Forbes. Sua presença é diversificada, com mais de 40 mil funcionários em todo o mundo e receitas que ultrapassaram US$ 4 bilhões no ano passado, triplicando nos últimos 8 anos. Além do bem-conhecido Pollo Campero, responsável por vendas de US$ 684 milhões em quase 400 locais em 2022, a CMI possui outras três redes de fast food na América Latina: Pollolandia, Don Pollo e Pizza Siciliana.
Fast food de frango e comida latina
Os Estados Unidos eram, até o início deste ano, um mercado inexplorado para a CMI, com apenas 85 locais do Pollo Campero no país. No entanto, a empresa está explorando duas tendências em crescimento: restaurantes de fast food de frango e a popularidade crescente da comida latina. De acordo com o analista da Morningstar, Sean Dunlop, os restaurantes de frango de fast food cresceram 69% nos últimos cinco anos nos EUA, atingindo cerca de US$ 40,5 bilhões em vendas em 2022. Os restaurantes latino-americanos também viram um crescimento significativo, com vendas anuais aumentando em 44%, atingindo US$ 30,2 bilhões.
O plano de expansão nos EUA
O Pollo Campero está empenhado em abrir quase 40 locais nos EUA até o próximo ano, com planos de chegar a mais de 100 no total e expandir através de unidades franqueadas. Essa estratégia já mostrou resultados, uma vez que os restaurantes do Pollo Campero nos EUA têm vendas anuais médias de cerca de US$ 2,8 milhões, superando a média de outras marcas de fast food.
Juan José Gutierrez em palestra. (Foto: Reprodução/ Biography – Juan José Gutierrez)
A história de sucesso da família Gutierrez
A história da CMI começa modestamente em 1923, quando Juan Bautista Gutierrez, um imigrante espanhol, começou a administrar uma pequena mercearia em San Cristóbal, Totonicapán. Com determinação, ele expandiu seus negócios para o setor de alimentos e eventualmente lançou o Pollo Campero em 1971.
A trajetória da empresa inclui superar desafios e tragédias, como o acidente aéreo que tirou a vida de Dionisio Gutierrez, em 1974, e a posterior reconstrução da família. Juan José Gutierrez, o neto de Juan Bautista, assumiu a liderança do Pollo Campero em 1982 e orquestrou a expansão bem-sucedida da marca na América Latina e, agora, nos EUA.
Com sua história de perseverança e sucesso, a CMI está pronta para conquistar seu lugar na cena do fast food americano, oferecendo um sabor autêntico da América Latina e um frango frito que conquistou fãs em toda a região. A família bilionária da Guatemala está desafiando as redes de fast food americanas, e o futuro parece brilhante em sua busca por tornar sua presença conhecida nos EUA.
Foto destaque: Juan José Gutierrez, presidente da CMI Foods. Reprodução/ Forbes Brasil.