A Farfetch, referência no comércio eletrônico de itens de luxo, foi resgatada da iminência de falência após ser adquirida pelo grupo sul-coreano, Coupang, por US$ 500 milhões. A empresa, fundada pelo empresário português José Neves, enfrentava um período delicado nos últimos meses.
Sediada em Londres, a Farfetch já foi considerada uma das mais importantes no setor de moda de luxo, destacando-se pelo pioneirismo no comércio de artigos luxuosos em escala global. Ao abrir seu capital na Bolsa de Nova York em 2018, atraiu investimentos robustos de grandes nomes do mercado, como a gigante chinesa Alibaba, o grupo de luxo suíço Richemont e a Artemis.
Pandemia desacelerou o mercado
A empresa, que atingiu um valor de mercado avaliado em US$ 23 bilhões em 2019, começou a declinar no mesmo ano, devido a uma série de fatores, incluindo a surpreendente venda para a New Guards Group por US$ 675 milhões e prejuízos superiores ao esperado, além da desaceleração do mercado de luxo como um todo no período pós-pandemia.
Empresa se tornou referencia no e-commerce de marcas de luxo (Foto: reprodução/Instagram/@farfetch)
Dívida bilionária
Em 2023, a empresa acumulou uma dívida bilionária e sofreu uma expressiva perda, registrando prejuízos da ordem de US$ 281,3 milhões, apenas no segundo trimestre do ano. Diante dessa situação, a Farfetch buscou novos investidores para evitar a falência, encontrando a solução na empresa sul-coreana, Coupang, líder no mercado de e-commerce na Coreia do Sul.
O acordo estabelece que, a Coupang fechará o capital da empresa adquirida, resultando em uma queda de 35% nas ações da Farfetch logo após o anúncio da aquisição. “O histórico comprovado e a profunda experiência da Coupang em revolucionar o comércio nos permitirão oferecer serviços excepcionais para nossas marcas e boutiques parceiras, bem como para nossos milhões de clientes em todo o mundo”, afirmou Neves. Mesmo com a compra, espera-se que Neves permaneça na empresa, embora em um cargo ainda não especificado.
Foto destaque: empresa se destaca no ramo de e-commerce de peças de luxo (Reprodução/Instagram/farfetch)