INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Money

Forbes divulga lista do top 20 jogadoras mais ricas em 2023

Forbes divulga lista do top 20 jogadoras mais ricas em 2023

O ranking anual da revista de negócios e finanças mostra 9 tenistas entre as 10 mais bem remuneradas deste ano, e 12 dentro do top-20. A nova número 1 é a polonesa Iga Świątek. Ela lidera o circuito feminino de tênis, tem 4 Grand Slams em sua carreira e acumulou cerca de 24 milhões de dólares em 2023.

Desde 2008, quando a Forbes começou a realizar esse levantamento, somente 3 jogadoras estiveram em 1° lugar: Maria Sharapova, Serena Williams e Naomi Osaka. Com as duas primeiras aposentadas, e a última afastada por lesões e pelo parto, Iga, de 22 anos, agora está no topo.

A temporada da atleta teve a conquista do tricampeonato de Roland Garros, o Aberto da França; o inédito título do WTA Finals; o prêmio de melhor tenista pela WTA pela segunda vez consecutiva; além de quatro novos acordos de patrocínio, com parcerias com Visa e Infosys, por exemplo. Dentre a quantia recebida, aproximadamente 10 milhões de dólares vieram da performance esportiva, e os outros 14 milhões de fora das quadras. 

No top-10, a chinesa americana Eileen Gu, de 20 anos, é a única que não joga tênis. Ela é esquiadora e modelo e faturou pouco mais de 22 milhões de dólares. As outras 7 são: Coco Gauff, Emma Raducanu, Naomi Osaka, Aryna Sabalenka, Jessica Pegula, Elena Rybakina e Leyla Fernandez, variando entre 21,7 e 8,8 milhões de dólares. 

Desigualdade com os esportes masculinos

Apesar da queda de remuneração das 20 mulheres mais bem pagas do ranking deste ano (226 milhões de dólares) para o de 2022 (258 milhões de dólares), há motivos para otimismo.

A média de patrimônio do top-20 é de 8,5 milhões de dólares, mais que os 7,3 do ano passado. Além disso, 16 das 20 jogadoras têm menos de 30 anos, indicando um cenário de crescimento. E 8 atletas ultrapassam a marca dos 10 milhões, igualando o recorde de 2022, e o dobro de 2021.

A ascensão do quadro esportivo feminino passa também pelo futebol, sobretudo com a movimentada Liga Nacional de Futebol Feminino dos EUA e com a Copa do Mundo, assim como pelo basquete e golfe. Entretanto, essa evolução não apaga a ainda enorme diferença de salário em relação aos homens.

A lista da Forbes do top-20 masculino chegou a 1,9 bilhão de dólares em ganhos, oito vezes maior que os 226 milhões. Dados levantados pelo “Statista”, em setembro, mostraram os 40 desportistas mais ricos de todos os tempos. Serena Williams é a única mulher, ocupando a 38ª posição.


Forbes divulga lista do top 20 jogadoras mais ricas em 2023

Eileen Gu nasceu em São Francisco, mas representa a China em competições (Foto: reprodução/Forbes)


Metodologia da lista

Salários-base, bônus, estipêndios e prêmios em dinheiro de esportistas ativas em qualquer período dentro dos 12 meses são levados em conta. Já as receitas com investimentos são ignoradas. A Forbes também não deduz impostos ou taxas de agentes.

Foto Destaque: Iga Świątek venceu nesta temporada seu terceiro Roland Garros, seu quarto título de Grand Slam (Reprodução/CNN)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...