A Forbes listou as dez empresas que se destacaram em tempos recentes na busca de soluções para problemas conhecidos. São jovens startups e gigantes centenárias, pinçadas entre as buscam novos caminhos.
A equipe da revista contou com a colaboração de entidades e especialistas focados em inovação. Anderson Criativo, CEO do Onovolab; Carolina da Costa, diretora executiva de inovação, pesquisa e ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Cubo Itaú; Diego Bonaldo Coelho, coordenador adjunto da FIA; Endeavor; Finep/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Inovabra; Moacir de Miranda Oliveira Júnior, professor titular da FEA-USP; Parque Tecnológico São José dos Campos; e Porto Digital.
iFood está entre as empresas mais inovadoras do Brasil (Foto: Reprodução/Folhapress)
Confira a lista:
Alice
Um plano de saúde convencional oferece basicamente uma lista de médicos, hospitais, laboratórios e procedimentos. Enquanto isso, a startup inovou ao trazer uma plataforma de cuidado integral e personalizado. Fez isso com o apoio da tecnologia: inteligência artificial, análise de dados e atendimento omnichannel (via texto, voz, vídeo e presencial).
BHub
A BHub montou um sistema que permite ao empreendedor delegar os serviços de backoffice e economizar com isso.
Carbonext
A Carbonext preserva a Amazônia e comercializa créditos de carbono com crescimento vertiginoso no número de projetos marca os últimos anos.
Cargill
Ciência e inovação entram na agenda da Cargill para colocar o país como agente de soluções tropicais em alimentos
Energisa
Quinta maior distribuidora de eletricidade do brasil, Energisa aposta pesado em inteligência artificial para manter-se competitiva.
iFood
O iFood investiu em tecnologia para administrar as entregas para 45 milhões de clientes – agora, utiliza seus ativos em novos serviços
Neurotech
Fundada há 20 anos, a Neurotech usa as informações dos clientes e recursos de inteligência artificial para aprimorar as decisões
Phelcom
Empresa vira referência mundial com o Eyer, retinógrafo portátil revolucionário. Ela desenvolve dispositivos portáteis com inteligência artificial embarcada para diagnósticos imediatos.
Pismo
A proposta da plataforma, que já opera 40 milhões de contas, é ajudar na transição do mundo velho para o mundo novo com as ferramentas necessárias para que isso seja possível. Fornece uma plataforma completa de processamentos para serviços bancários e pagamentos.
Syngenta
A Syngenta coloca em P&D (pesquisa e desenvolvimento) US$ 1,4 bilhão por ano, globalmente, em busca de soluções tecnológicas que respondam às várias demandas do campo para a proteção de lavouras contra pragas e doenças. A multinacional chinesa, de origem suíça, de agroquímicos para as lavouras, tem o Brasil como o seu maior mercado global.
Foto destaque: Inovação. Reprodução/Agilize