Gigante chinesa Baidu encerra aquisição da plataforma JOYY

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
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A gigante chinesa Baidu encerrou oficialmente sua planejada aquisição da plataforma de transmissão ao vivo JOYY, cujo valor estimado era de US$ 3,6 bilhões. O encerramento foi anunciado oficialmente na manhã de ontem, segunda-feira, por meio de um documento apresentado à Bolsa de Valores de Hong Kong.

Negócio foi anunciado pela primeira vez em 2020

O fracasso da aquisição ocorre em um momento em que a gigante chinesa buscava diversificar suas receitas. A JOYY, também uma empresa chinesa, iniciou as negociações para vender seu serviço conhecido como YY Live em novembro de 2020.

A justificativa para o não cumprimento do acordo de compra, conforme comunicado pela Baidu na segunda-feira, foi que as condições para o fechamento do negócio “não haviam sido totalmente satisfeitas” até o final de 2023. Entre essas condições estava a obtenção das aprovações regulatórias necessárias das autoridades governamentais, de acordo com a empresa.


Baidu e considera umas das maiores empresas de tecnologia da China  (Foto: reprodução/X/@Baidu_Inc)


Embora não seja muito conhecida no Brasil, a Baidu é considerada a “Google chinesa” e uma das maiores empresas de tecnologia do país, sendo uma das líderes em internet e inteligência artificial no mundo. A JOYY, por sua vez, é uma gigante do streaming, cuja plataforma de transmissões ao vivo atrai impressionantes 277 milhões de usuários ativos mensalmente.

JOYY já se pronunciou sobre não efetivação da compra

Em um pronunciamento, a JOYY confirmou ter recebido uma notificação escrita da Baidu encerrando o acordo de compra. No entanto, a JOYY indicou que o acordo estava “substancialmente completo” em fevereiro de 2021 e que apenas alguns “assuntos” estavam pendentes para a conclusão da aquisição no futuro.

A JOYY acrescentou que está “buscando aconselhamento jurídico e considerará todas as opções à sua disposição em resposta ao aviso” sobre o não cumprimento da aquisição pela Baidu. Agora, ambas as empresas devem seguir caminhos separados, aguardando-se um pronunciamento adicional da própria Baidu.

Foto destaque: Baidu é considerada a google chinesa (Reprodução/X/@Baidu_Inc)

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