O astro de futebol americano Tom Brady, e sua ex-mulher, Gisele Bündchen, estão na lista dos investidores que podem não conseguir reaver os valores investidos na corretora da de criptomoedas, a FTX. Robert Kraft, bilionário e proprietário do New England Patriots – equipe da futebol americano – e do Kraft Group, também está entre os investidores prejudicados.
O astro da NFL ajudou a promover o investimento em criptos na FTX Trading e possui cerca de 1,1 milhão de ações ordinárias, que garantem ao investidor o direito de voto nas assembleias da empresa. Porém, o sócio não é responsabilizado pelas dívidas financeiras da corretora. Já Gisele Bündchen tem mais de 680.000 ações na mesma instituição.
A falência da FTX, causou perdas bilionárias no mercado de investimento (Foto: Reprodução/Forbes)
Enquanto isso, a KPC Venture Capital, empresa que é vinculada ao Kraft Group, possui mais de 110.000 em ações preferenciais da Série A da West Realm Shires, que também faz parte da estrutura capital da corretora de criptos como entidade controladora da FTX Marketplace nos Estados Unidos. As ações ditas como preferenciais são um tipo de parcela representativa do capital social de uma empresa e não possui direito a voto, mas em caso de extinção da empresa, o grupo que possui esse tipo de ação, têm prioridade na restituição do capital em caso de falência.
Acionistas de empresas falidas dificilmente recuperam o valor investido, pois existe uma lei nos Estados Unidos que exige que o reembolso seja feito em ordem de prioridade, e os acionistas são os últimos da lista. Antes, vem os clientes e os fornecedores da empresa.
Ainda de acordo com o documento divulgado, um grupo de elite de Wall Street e do Vale do Silício também ficaram com ações presas na corretora, incluindo a Tiger Global Management, a Sequoia Capital e o Ontario Teachers Pension Plan. Os representantes de Tom Brady e do Kraft Group não responderam imediatamente os pedidos de comentários sobre o assunto. Atualmente, o fundador da FTX Sam Bankman-Fried enfrenta problemas na justiça.
Capa Destaque: Gisele Bündchen tem mais de 680.000 ações na corretora de criptomoedas, a FTX. Tom Brady, possui mais de 1,1 milhão de ações ordinárias (ON) Foto: Reprodução/instagram