INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Money

Humor do mercado financeiro do início ao fim desse primeiro dia da semana

O ritmo do Ibovespa acompanhou a dança do mercado internacional e abriu seu dia com tênue elevação depois que especialistas indagados pelo Banco Central afinaram com moderação seus prognósticos econômicos. Logo na manha dessa segunda-feira (10), o índice deu inicio a sessão com uma leve alta de 0,14%, 116.491 pontos, aproximadamente as 10h10 (hora Brasilia). Nesse período o B3 que atua alinhado com o pré-mercado de Wall Street, que estava com o mercado de tesouros fechado por causa do Dia de Colombo não tinha idéia de como seria o desenrolar da sessão.

Durante a última semana, os papeis universais tiveram um recuo depois de tombo imprevisto no desemprego norte-americano. Essa informação neutralizou qualquer idéia de uma reviravolta na compressão da politica monetária sem prévia análise da inflação, cuja previsão é de nova elevação. Esse ciclo de agressividade gera o terror     de uma nova recessão nos Estados Unidos. 

No período matutino, os futuros de Nova York subiram. Apresentando alta de 0,36%, com 29.459 pontos apareceu o Dow Jones. Com avanço de 0,31%, aos 3.664 pontos estava o S&P 500. O mercado de ações automatizadas, Nasdaq, Subiu 0,23%, com 11.126 pontos. Com esse cenário o dólar recuou 0,82%, R$ 5,17404.

Dentro de casa, o Banco Central consultou analistas que afinaram com leveza as expectativas econômicas no estudo Focus divulgado nesta manhã, mostrando um olhar mais calmo este ano e em 2024. A pesquisa faz a captação de como o mercado percebe os indicadores econômicos, mostrou que a chance de alta do IPCA para 2022 teve uma regulagem de 0,03 ponte percentual para baixo, 5,71%.

Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), tudo se manteve no mesmo patamar de crescimento em torno de 2,70% para este ano, e subiu para 0,54% em 2023, anteriormente era 0,53%. O humor do mercado está otimista e a perspectiva continua sendo de aumento, 1,70%.   

Na primeira antecipação de outubro o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) mostrou deflação. Para a FGV (Fundação Getulio Vargas), os preços em queda são maiores do que em dez dias  de setembro ( -0,80%). 


o ritmo do mercado financeiro no brasil e no mundo. (Foto: Reprodução/JornalContabil).


Mercado Externo

Ásia

Na China as ações tiveram movimento de baixa em mínimas de meses durante esta segunda-feira, esse é o resultado exercido pela industria de semicondutores e as de consumo, depois das reuniões terem sido retomadas em seguida ao feriado de 7 dias. Relacionada a Covid-19 a situação no país piorou na semana do feriado, no mesmo período as viagens de turismo caíram 18,2% comparando com outubro de 2021, sem falar nas regras rígidas no combate ao vírus.

Em outros países da Ásia as bolsas não abriram por causa de feriados locais, foi o caso da bolsa de Tóquio, Seul e Taiwan. O índex Hang Seng, de Hog Kong, apresentou queda acentuada, desvalorizando a moeda em 2,95%. Enquanto na China, o Xangai caiu 1,66%, o Shenzhen teve recuo de 2,17%.

 

Europa

Dentro do Velho Continente, em relação ao euro, os investidores andam com a confiança para baixo ja fazem 3 meses seguidos em outubro, esse demonstra ser o nível mais baixo apresentado desde maio de 2020, apontando vultosa recessão para 19 países, segundo pesquisa.

“As incertezas em curso sobre a situação de gás e energia no inverno não diminuíram devido ao ataque aos gasodutos Nordstream. […] Além das preocupações econômicas, agora há tambem uma probabilidade crescente de escalada domcnflito militar na Ucrânia. Globalmente, há poucas razões para esperança”, afirmou o diretor administrativo da Sentix, Manfred Huebner, por meio de comunicado.

O Banco Central Europeu aumentou sua principal taxa de juros num recorde de 75 pontos-base em setembro, no período a inflação corria a 10% ao mês, muito em consequência direta pela alta dos preços ocasionados pela invasão da Russia. O FTSE 100 durante a manhã operou estável, ainda teve uma variação positiva de 0,05%. O CAC com alta sutil de 0,19%, sendo acompanhado pelo FTSE MIB subindo 0,25%. Com 0,33% avançou o Stoxx, já o DAX subiu 1%.

 

Fechamento do dia

Diferente da manhã onde o humor era mais leve, no fechamento do dia, o índice Ibovespa fechou em queda e recuou 0,37%, com 115.940 pontos, depois de algumas sessões com menores variações, indo no mesmo ritmo do mercado externo, muito por causa das preocupações causadas pela guerra travada após a Russia invadir a Ucrânia, sem contar as aflições causadas por analises eleitorais e inflação doméstica.

Foto destaque: Reprodução/PortaldePinhal

 

   

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...