INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Money

Inflação: entenda qual o motivo para o aumento dos preços e seu dinheiro estar valendo menos

No último mês o aumento dos preços foi no café que você toma na padaria”. Certamente, você já ouviu ou leu algo parecido em jornais, notícias e muito mais. Além disso, é um assunto muito comum, desde os noticiários, até a fila do caixa de um Supermercado. Mas você sabe porque este aumento é muito comum? Veja a seguir maiores informações.

Muitas pessoas quando falam sobre aumento de preços, também relacionam o assunto à inflação. Mas a verdade é que muitas pessoas não entendem por que o dinheiro vale cada vez menos.

Sendo assim, veja a seguir as principais informações sobre o assunto e entenda de vez o que é inflação, o porquê do aumento dos preços e inclusive porque o seu dinheiro vale cada vez menos.

Veja a seguir:

  • O que é inflação?
  • O dinheiro vale menos conforme o tempo?
  • Por que acontece o aumento dos preços?
  • Quais são os medidores de inflação?

O que é inflação?

Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Por este fato, quando falamos em aumento dos preços, consequentemente falamos em inflação. Sendo assim, é possível afirmar que os dois andam lado a lado.

A inflação quer dizer a diminuição do poder de compra da moeda. Ou seja, desvalorização do dinheiro no tempo.

Então, podemos dizer que o aumento dos preços e a desvalorização da moeda estão totalmente ligados ao processo de inflação? Sim, isso acontece por conta da própria inflação.

Além disso, é importante ressaltar que a inflação pode gerar diversos conflitos na economia brasileira. Entre eles, podemos dizer que desestimula os investimentos, prejudica o crescimento econômico do país, afeta diretamente os mais pobres e entre outros fatores.

Por este fato, o principal trabalho do Banco Central é procurar medidas para controlar o processo de inflação. Afinal, com uma inflação muito alta, a sociedade pode correr muitos riscos, inclusive o de fome.

O dinheiro vale menos conforme o tempo?

Sim, você certamente já reparou que, hoje, você com R$ 100 compra menos itens do que comprava a alguns meses atrás com este mesmo valor. Isso está totalmente relacionado ao poder de compra e desvalorização do dinheiro no tempo.

Esta desvalorização é normal. Mas quando estamos passando por um processo de alta inflação e problemas econômicos no país, esta desvalorização passa ser ainda maior e mais rápida.

Então, podemos dizer que todos estes problemas acontecem, porque o real não só está cada vez mais desvalorizado em relação ao dólar, como também está em escassez no mercado interno.


Montante de moedas (Foto: Reprodução/Divulgação)


Por este fato, cada vez mais você acredita que está tendo aumento dos preços, ainda vai ao mercado e não consegue fazer a mesma compra que estava fazendo anteriormente com o mesmo valor.

Por que acontece o aumento dos preços?

Assim como visto anteriormente, o aumento dos preços tem sido algo muito comum em nossa sociedade. Principalmente se você vai até um mercado, ou até mesmo comprar um botijão de gás.

Sendo assim, é algo que está totalmente ligado ao processo de inflação, ainda que diversos outros fatores favoreçam que os preços aumentem e a desvalorização da moeda seja ainda maior.

Mas o que causa o aumento dos preços, gerado pela inflação? Primeiramente, você deve saber que existem dois tipos de inflação. Veja a seguir:

Inflação de demanda

A inflação de demanda está totalmente relacionada ao excesso na compra de produtos disponíveis. Sendo assim, acontece quando grande parte da população vem fazendo uma grande quantidade de compras de um determinado produto.

Isso faz com que o mesmo passe a ser escasso e ainda mais caro. Um exemplo disso que podemos levar em conta é a máscara descartável. Quando começou a pandemia e passou a ser recomendado o uso dessas máscaras, o preço subiu absurdamente.

Isso aconteceu por conta da inflação de demanda, em que muitas pessoas estavam comprando, se tornando assim escasso e, consequentemente, caro.

Inflação de custos

Neste caso, o aumento do preço acontece por conta da matéria prima. Por exemplo, vamos dizer que o pão teve um aumento. Isso acontece porque a matéria prima principal do pão, a farinha de trigo, está escassa.Sendo assim, o preço da farinha de trigo aumenta e consequentemente o pão também se torna mais caro.

Quais são os medidores da inflação?

Agora que já falamos sobre o aumento dos preços e que o mesmo está totalmente relacionado ao processo inflacionário do país, é importante saber quais são os medidores da inflação.

IPCA

O IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, sendo assim, é considerado como o medidor de inflação oficial do país. O mesmo é calculado pelo IBGE. Além disso, o mesmo é totalmente responsável pela divulgação destes dados.

Este cálculo leva em conta o consumo de famílias que ganham de 1 a 40 salários mínimos. Ainda, inclui alimentação e bebidas, residência, despesas pessoais, educação e muito mais.

INPC

O INPC é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o mesmo se diferencia do IPCA, porque faz o cálculo com uma faixa salarial bem mais baixa. Neste índice, as alterações de preços e serviços são sentidas em produtos mais básicos.

IGP

O IGP é o Índice Geral dos Preços. Este índice é calculado e divulgado pela FGV, diferente dos já mencionados, que são de responsabilidade do IBGE. Este mede fatores que se encontram de fora do setor econômico do consumidor. Ou seja, abrange a construção civil.

IPC-S

Este medidor de inflação é o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, o mesmo também é calculado pela FGV e busca medir a variação dos preços e serviços em 7 capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Recife, Brasília e Belo Horizonte.

 

Foto destaque: Dinheiro. Reprodução/Canva

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...