Israel passa por redução na taxa de juros

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
2 min de leitura

O Banco Central de Israel cortou a taxa de juros de curto prazo pela primeira vez em quatro anos. Essa medida visa flexibilizar a política monetária do país, e ocorre em um contexto de enfraquecimento econômico devido à guerra contra o grupo militante Hamas.

Primeira redução desde 2020

O anúncio torna-se ainda mais significativo quando consideramos que esta é a primeira redução na taxa de juros desde abril de 2020, quase quatro anos atrás. O Banco Central de Israel reduziu sua taxa de referência de 4,75% para 4,50%. Em um pronunciamento oficial, o banco central destacou os impactos econômicos da guerra, afirmando que “a guerra está tendo consequências econômicas significativas, tanto na atividade econômica real quanto nos mercados financeiros.” Também foi feito um alerta sobre a possível incerteza econômica, com o banco mencionando que “há uma grande quantidade de incerteza em relação à gravidade e duração esperadas da guerra, o que, por sua vez, está afetando a extensão do impacto na atividade.”

Esta é a primeira flexibilização da taxa de juros realizada por um país desenvolvido e reflete os impactos causados pela guerra em Israel. Os analistas estavam divididos quanto à mudança na taxa de juros, com alguns não esperando alterações e outros já prevendo essa flexibilização.

Momento continua delicado

O momento continua delicado para Israel, que enfrenta as consequências da guerra e o aumento significativo nos custos militares. O governo, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, já enfrentava uma série de protestos antes do início da guerra, devido a medidas polêmicas que vinham sendo promovidas.


Guerra foi fator determinante na queda dos numenos da economia israelense  (Foto: reprodução/Instagram/@b.netanyahu)


Agora, é esperado que o país passe por uma recuperação econômica gradual, após uma queda acentuada nos números causada pela guerra contra o Hamas, que teve início em 7 de outubro do ano anterior e ainda persiste até hoje.

Foto destaque: economia israelense agora espera passar por momento de recuperação (Reprodução/Facebook/@bankofisraelcareer)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile