Meta é processada no tribunal federal por usar nome de empresa já registrada

Diego Alves Por Diego Alves
3 min de leitura

A dona do Facebook entrou em uma situação difícil. A Meta, empresa que atualmente comanda a plataforma, recebeu um processo por infração de marca registrada no tribunal federal de Manhattan, em uma ação aberta hoje (19) pela MetaX, uma empresa com foco em experiências imersivas de realidade virtual.

A MetaX disse no tribunal que foi “esmagada” pela mudança de marca do Facebook para Meta, e que sua “capacidade” de operar como Meta foi eviscerada.

A nova-iorquina MetaX acusa a Meta de infringir suas marcas e solicitou uma ordem judicial que impeça a empresa de usar o nome “Meta” para bens e serviços que se sobrepõem aos da MetaX, além de uma quantia não divulgada de dinheiro por danos.

A empresa Facebook mudou o nome em outubro do ano passado, apostando que com o o metaverso, terá sucesso na internet móvel.


Foto da publicação no LinkedIn da MetaX sobre eles serem a ‘verdadeira Meta” (Reprodução/LinkedIn)


O criador da MetaX, Justin “JB” Bolognino, disse em um comunicado que a Meta “não apenas colocou nosso negócio em risco, mas também o de toda a Indústria e os direitos de propriedade intelectual dos inovadores que ajudam a construí-lo“.

A Meta Platforms não se manifestou imediatamente em relação ao pedido de comentário.

A empresa ainda disse que no processo, discutiu uma possível parceria com o Facebook em 2017, e que um executivo do Facebook elogiou uma das experiências da Neta naquele ano como “espetacular”.

A MetaX disse que o novo foco da Meta Platforms no então nomeado metaverso é tecnologia de realidade vi retal e aumentada relacionada que supera seus negócios e começou a fornecer “experiências imersivas” semelhantes a alguns dos mesmos locais onde organizou suas exposições, incluindo os eventos South by Southwest e Coachella.

A MetaX terminou dizendo que está passando por muitas dificuldades financeiras por causa da associação que acontece pelo fato da Meta Platforms estar usando o nome “Meta”, o que associa as duas empresas.

 

Foto em destaque: Logo da Meta (Reprodução/Forbes)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile