Ministros de finanças do G20 discutirão dívida, criptomoedas e inflação

3 min de leitura

Os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 se preparam para discutir problemas de dívidas em economias, criptomoedas e pressões inflacionárias globais em cúpula que será realizada nesta semana, afirmaram autoridades do governo da Índia na última terça-feira (21). 


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Ministros de finanças do G20 discutirão dívida, criptomoeda e inflação<a href=”https://twitter.com/hashtag/G20?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#G20</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/encontro?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#encontro</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/d%C3%ADvidasp%C3%BAblicas?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#dívidaspúblicas</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/criptomoedas?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#criptomoedas</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/infla%C3%A7%C3%A3o?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#inflação</a><a href=”https://t.co/uJYTLOSHgH”>https://t.co/uJYTLOSHgH</a></p>&mdash; ISTOÉ Dinheiro (@istoe_dinheiro) <a href=”https://twitter.com/istoe_dinheiro/status/1628085640582639653?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 21, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

G20 irão discutir sobre dívidas, criptomoedas e inflação nesta semana – Reprodução/Twitter.


O encontro, que está marcado para acontecer no retiro de verão de Nandi Hills, em Bengaluru, na Índia, nos dias 22 a 25 de fevereiro, será o primeiro grande encontro da presidência indiana no G20. Além disso, o encontro será marcado pelo aniversário de um ano da invasão da Ucrânia pela Rússia, devido a isso, o assunto da guerra pode ser um dos pontos principais da grande reunião. 

Já algumas autoridades indianas diretamente ligadas à próxima reunião do G20 esperam que a Índia não considere ações adicionais contra a Rússia:  “A Índia não está interessada em discutir ou apoiar quaisquer sanções adicionais contra a Rússia durante o G20”, disse uma das autoridades. “As sanções existentes contra a Rússia tiveram um impacto negativo no mundo.”

Um outro ponto que será muito discutido no novo encontro do G20 será o desbloqueio e reestruturação da dívida para economias em dificuldades, além de aumentar a ajuda para a Ucrânia. Espera-se também que a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pressione o governo chinês para realizar rapidamente o alívio da dívida para países de baixa e média renda. 

A presidência do G20 nas mãos da Índia ocorre em um momento em que seus vizinhos do sul da Ásia, Sri Lanka, Bangladesh e Paquistão, buscam um resgate do Fundo Monetário Internacional (FMI) devido à desaceleração econômica causada pela pandemia da Covid-19 e pela Guerra da Ucrânia.

A Reuters, agência de notícias britânica, informou na semana passada que a Índia está preparando uma proposta aos países do G20 para as nações mais devedoras. A ideia busca incentivar os credores, incluindo a China, o maior credor soberano do mundo, a reduzirem seus empréstimos. 

Foto destaque: evento do G20 2023 – Reprodução/Twitter. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile