Na véspera do feriado de finados mercado respira aliviado com a alta do Ibovespa que em novembro subiu 2%.

Pablo Alves Por Pablo Alves
5 min de leitura

 

 

Depois de longos quatro meses de queda o índice da bolsa de valores de São Paulo passa por correção e seus ativos tem uma alta de 2% e o Banco Inter lidera essa subida com 19%.

O mês de novembro começa positivo na bolsa de valores de São Paulo. No pregão de segunda (1/11) apesar de ser véspera do feriado de finados. Os ares respirados no centro financeiro brasileiro foram de vida, podemos dizer que o nó da gravata estrangulou menos o pescoço da economia brasileira, apesar dessa melhora alguns analistas não estão otimistas com o futuro principalmente por causa do motivo que provocou essa alta.

Tudo só foi possível pois o Ibovespa, índice de referência do mercado, subiu 1,98%, a 105,550,86 pontos, o que permitiu superar os 106 mil pontos na máxima do dia. Num total o pregão movimentou valores que somados chegaram a R$ 28 bilhão.

Enquanto em outubro as bruxas estavam soltas na bolsa e ela amargava uma queda de 6,7%, que acumulada aos outros meses chegava a 18%. Foram quatro meses à beira do caos.

Mas segundo Tomás Award, sócio-fundador da 3R Investimentos, essa foi uma estratégia para uma recuperação técnica. Após outubro vermelho, para ele não existem fundamentos que justifiquem essas altas.


No pregão esvaziado por causa do feriado o dia foi de correção de ativos. Foto (Reprodução/ InfoMoney)


Essa análise se mostra verdadeira quando observamos a percepção do mercado quanto aos riscos internos. O cenário de ressecção , altas inflacionárias, medidas com efeito fiscal, taxas de juros exorbitantes, são fatores que jogam para baixo essa avaliação.

Ainda existe uma expectativa positiva pois os resultados corporativos de empresas como Itaú Unibanco e Bradesco tem importância para o cenário do Ibovespa.

A bolsa também está acompanhando as decisões de política monetária dos Estados Unidos, e a definição sobre os estímulos para a economia americana.

Tomas Awad prevê um cenário externo menos favorável para o Brasil. Fatores como a redução de estímulos nos EUA e o ajuste no  modelo econômico na China.


Bovespa operando em um dia comum. Foto (Reprodução/ AGazeta).


Ativos que tiveram alta na bovespa:

BANCO INTER UNIT – Depois de uma queda de mais de 20% ele se recuperou com uma alta de 19,2%.

PETROBRAS PN – Por causa da baixa adesão a greve de caminhoneiros convocada para começar nessa segunda-feira (1/11) contra os preços altos dos combustíveis ela subiu 2,5% 

ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO – Subiram respectivamente 4% e 3,5%. Essa alta foi no embalo pela recuperação do Ibovespa. A previsão para divulgação dos balanços está entre os dias 3 e 4 de novembro.

AZUL PN CVC BRASIL On e GOLPN – Fecharam em alta com 9%, 5,8% e 8,4% respectivamente. Essa alta aconteceu na sessão de recuperação de ações de companhias atreladas ao setor de viagens.

 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Saiba-porque-o-mercado-de-acoes-e-a-melhor-opcao-de-investimento-para-seu-dinheiro

 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Conheca-9-livros-para-aprofundar-seus-conhecimentos-financeiros

 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Investimentos-em-direitos-autorais-e-uma-realidade-em-Wall-Street-que-pode-incentivar-a-cultura

 

MAFRIG – Perdeu 4% depois de valorização no último pregão; JBs ON teve baixa de 4,8%; Já MINERVA ON subiu 0,5%

VALE ON – Cresceu 1%; GERDAU PN e USIMINAS PNA tiveram uma queda de 1,1% ambas.; CSN alta de 1,6%.

BK BRASIL ON – Depois de anunciar o distrato com a private equity Vince Partners detentora da rede Domino`s Pizza Brasil, ela teve alta de 8,4%.

Vale lembrar que por ser véspera de feriado o pregão estava mais esvaziado e essa alta se deveu a correção feita nos ativos. Especialistas frisam que a tendência da bolsa ainda é de baixa.

Os olhos do mercado agora se voltam para a ata de quarta-feira do Copom (Comite de Politica Monetária),  para a decisão do Fed sobre política monetária, além da votação da Pec. (Propósta de Emenda Constitucional) dos Precatórios. 

Foto destaque (Reperodução/ SPBairros)

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile