INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Money

Natura contrata novo presidente-executivo

O ex-presidente do Santander e do Grupo Abril, Fábio Barbosa, entrou no comando da Natura&Co com o objetivo de dar mais liberdade às áreas de negócios, com uma reorganização que pretende elevar a agilidade das unidades da empresa de cosméticos, disse Fábio aos jornalistas nesta quarta-feira (15).

O ex-presidente foi anunciado mais cedo como novo presidente-executivo da Natura, entrando no lugar de Roberto Marques, que vai se aposentar no final do ano. A empresa vem de um prejuízo maior que o esperado no primeiro trimestre e um adianto de projeções, afetada nos negócios em parte por impacto da inflação global e da invasão na Ucrânia.

A reorganização está ligada à estratégia da Natura de aumentar a responsabilidade de suas empresas e marcas — The Body Shop, Assop, Avon e Natura — Ao fazer a transição para a estrutura mais simples, disse a companhia. Durante a entrevista a jornalista, Barbosa comentou que eventualmente o grupo não vai precisar ter todas as marcas operando nos mesmos segmentos nos mesmos mercados.

As ações da empresa decolaram 10,3% na manhã desta quinta-feira (16), a 15,44 reais, comandando a alta do Ibovespa, que avança 1,8%. Mesmo assim, os papéis da empresa acumulam queda de cerca de 39% no ano.

Fábio disse que a companhia passou por um momento difícil para obter sinergias para obter aquisições na última década, com destaque para a compra da Avon. Agora, segundo ele, a “meta principal é dar liberdade para áreas de negócios, mais autonomia com mais responsabilidade”.

Essa liberdade mais ampla, disse ele, será refletida no planejamento estratégico e montagem de orçamento de cada unidade de até a definição de promoções e linha de produtos.

Estamos perdendo agilidade. As empresas (do grupo) estão se ressentindo do fato de não poderem tomar decisões a nível local”, disse Barbosa, acrescentando que como presidente da holding Natura&Co, tomará decisões mais globais. Os presidentes de cada uma das unidades continuaram em seus postos e não há estudos para troca, disse Barbosa.


Fábio Barbosa na Natura (Reprodução/Revista Poder – UOL)


Junto com as funções de presidente, Barbosa vai comandar uma equipe de transição, processo que ele espera que seja concluído até o final do ano.

Em questões estruturais da empresa, as mudanças se estendem à presidência do conselho, já que o presidente-executivo não ficará mais com as duas funções. O comando do colegiado fica com os fundadores, segundo Fábio. Marques permanecerá com um assento comum para auxiliar no processo de transcrição.

 

Foto de Destaque: Fábio Barbosa (Reprodução/Endeavor Brasil)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...