A Ômega Energia fechou um acordo com o Grupo Apolo Energia, por meio de sua subsidiária Apolo Renováveis, para formação de uma holding, que será uma sociedade em que a nova empresa possuirá a maioria das ações ou cotas das duas empresas. O acordo tem o objetivo de implantar os projetos de geração de energia solar no Brasil a partir de 2024.
Em comunicado enviado para imprensa na quinta-feira (18), a Ômega garantiu o investimento de R$ 58,5 milhões de reais para obter 69,95% na criação de holding, enquanto a Apolo deverá obter os 30,05% remanescentes do capital social da nova empresa. A companhia também acrescentou no documento que nessa primeira fase da operação, os investimentos totais da nova empresa aplicarão aproximadamente 140 milhões de reais para aquisição e estruturação de projetos. Além disso, fará implantação de 6 projetos de geração solar distribuída que, juntos, totalizam uma capacidade de 19,5 megawatt-pico (MWp).
Vídeo de apresentação da Ômega Energia. (Reprodução/Omega Energia)
Ainda segundo a empresa, esse acordo inclui a possibilidade de investimentos adicionais, podendo alcançar uma capacidade total de geração distribuída de até 141,1 MWp em uma segunda fase, com um investimento total de até 263 milhões de reais por parte da Ômega e de aproximadamente 800 milhões de reais pela holding. Dessa forma, é provável que cheguem ou ultrapassem a marca de R$ 1 bilhão em investimentos. Os projetos estão previstos para começar ao longo do ano de 2024 e os os recursos financeiros para os investimentos serão adquiridos através das operações de comercialização relacionadas a aumentos de margens em alguns dos ativos da empresa.
A Ômega Energia (MEGA3) é uma empresa global com referência em investimentos em energia limpa nas Américas. Se tornou a maior empresa brasileira de geração a partir de fontes renováveis e atualmente produz energia capaz de abastecer 3 milhões e 800 mil casas.
Foto destaque: Placa Solar. Reprodução/Ômega Energia