O brasil é o 3° país do mundo que mais se gasta com produtos de cosméticos e esses dados provam que ele é um excelente setor para se investir. Os cosméticos veganos chamam a atenção do público e cada dia que se passa se torna o queridinho dos consumidores, a tendência é que esses produtos tenham um crescimento de até 18 bilhões de Reais em 2024.
João Pedro Marques, empresário e investidor, relata que os consumidores mais jovens estão mais conscientes e se preocupam mais com os impactos ambientais. E que produtos que não agridam a natureza é fundamental na hora de decisão da compra.
“Os consumidores, especialmente os mais jovens, estão se voltando cada vez mais para produtos veganos por vários motivos. Algumas pessoas querem reduzir seu impacto no meio ambiente, algumas querem melhorar sua saúde e outras simplesmente querem evitar a crueldade animal. Por essas razões, procuram esses produtos e estão dispostos a pagar mais por eles.”
O investidor também fala os principais motivos pelos quais o setor vegano é vantajoso para quem pensa em fazer investimentos. Segundo ele, o público vegano é fiel às marcas, devido à dificuldade de se encontrar produtos, eles tendem a serem fiéis às empresas que eles já consomem e confiam. Também é importante ressaltar que marcas que diminuem o impacto ambiental, ganham destaque e conseguem gerar marketing espontâneo.
“É um sector em grande expansão. Nos Estados Unidos, segundo um estudo recente, realizado pela empresa de pesquisa de mercado global Ipsos, o número de veganos aumentou uns impressionantes 3000% entre 2004 e 2019, passando de 290 mil para quase 10 milhões de pessoas.
Esse mesmo estudo mostra que os consumidores veganos são alguns dos consumidores mais fiéis à marca.
De acordo com ele, 61% dos veganos disseram que só comprariam produtos de empresas veganas. Esse número salta para 70% entre os veganos com menos de 35 anos.
Além disso, e como já referi, os veganos estão dispostos a pagar mais por produtos que se alinham com os seus valores. Setenta e três por cento dos veganos disseram que estariam dispostos a pagar mais por um produto vegano, e quase metade disse que estaria disposto a pagar o dobro do preço.
Ora, tendo em conta que o mercado de cosméticos é bastante competitivo, que melhor maneira de entrar no mercado, senão neste segmento, composto por uma fatia substancial da população, fiel às suas marcas e disposto a pagar bastante mais por elas? ”
As maquiagens veganas estão sendo cada vez mais consumidas no Brasil, pensando nesse setor, a cantora Claudia Leitte criou a “Yon”, marca de produtos veganos, ela declarou que a marca busca unir “tecnologia, natureza e cuidado”, e que os produtos tendem a gerar impactos positivos nos seus consumidores.
Foto Destaque: João Pedro Marques. Imagem/Reprodução: Instagram