Segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o preço dos combustíveis no Brasil recuou em média 4 % nesta semana, se comparado a semana anterior. A gasolina teve uma queda de 3,7 %, passando de R$ 5,46 para R$ 5,26. O Etanol hidratado também registrou uma redução similar, de 3,8 %, tendo o seu preço caindo de R$ 3,99 para R$ 3,84. Já o combustível mais consumido no país, o Diesel s10, caiu de R$ 5,46 para R$ 5,24, em média.
Na semana passada, a Petrobras anunciou sua nova estratégia comercial, que se desvinculou da paridade de preços de importação, que tinha referência no dólar e no mercado internacional. Agora, os preços praticados nas refinarias da estatal levam em consideração o custo alternativo de cliente, que se baseia pelas principais alternativas do suprimento, produtos substitutos e seus fornecedores. E em segundo lugar, está o valor marginal para a empresa, está o custo de oportunidade, dada as alternativas entre a produção, importação, exportação do produto, seus derivados ou insumos no processo das etapas do refino e exploração do petróleo.
Refinaria Petrobras (Foto: Reprodução/Petrobras)
Com a nova política de preços, se espera que o preço dos combustíveis e derivados tenham menos volatilidade para as distribuidoras e postos. “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, disse a empresa em comunicado ao mercado. Além disso, a nova estratégia ainda continua sob regulação do chamado Grupo Executivo de Mercado e Preço, o qual fazem parte: o presidente da companhia, o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores. Essa definição segue o Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022.
No entanto os efeitos significativos da medida dependem de uma série de fatores, como a distribuição, revenda, impostos, mistura e outros custos setoriais, para serem sentidos pelo consumidor final.
Foto destaque: Posto franqueado BR. Reprodução/Petrobras