Preços do petróleo sobem, passam de US$ 80/barril, devido recuo do dólar com desaceleração da inflação

3 min de leitura

Nesta terça-feira (13), o petróleo terminou o dia acima de 80 dólares o barril, tendo um dos seus maiores ganhos diários em mais de um mês, além disso, investidores ficaram comprando ativos de risco após dados dos EUA apontarem para desaceleração da inflação.

A bolsa também foi impulsionada pelas preocupações sobre interrupções no fornecimento e o fechamento contínuo do oleoduto Keystone do Canadá para os Estados Unidos, depois de um grande vazamento na semana passada. Os contratos futuros de petróleo Brent ficaram no final do dia a 80,68 dólares por barril, tendo uma alta de 2,69 dólares, ou 3,5%.

Já nos EUA, os contratos futuros de petróleo (WTI) fecharam a 75,39 dólares por barril, com uma alta de 2,22 dólares, ou 3%. Tanto os contratos dos EUA, quanto os contratos futuros de petróleo Brent registraram seus maiores ganhos diários desde 4 de novembro.


Bomba de petróleo na Bacia do Permian em Loving County, Texas, EUA (Foto: Reprodução Getty Images)


Após dados mostrarem que a inflação subjacente dos preços ao consumidor dos EUA cresceu menos do que o esperado no mês passado, o índice do dólar despencou nesta terça-feira (13). Portanto, esse fator aumenta as expectativas de que o Federal Reserve vai reduzir o ritmo de seus aumentos nas taxas de juros nesta quarta-feira (14).

“Ninguém realmente viu esse número abaixo das expectativas, um possível evento positivo de demanda que colocou uma oferta no mercado”, disse o analista da Mizuho, Robert Yawger.

Os traders, há alguns dias, já se preocupam com a oferta de petróleo. A sugestão dos traders é que o rali desta terça-feira (13) pode ser por causa de um sentimento mais amplo de “risco” após os dados da inflação.

“Este é apenas um rali amplo baseado no dólar”, disse Eli Tesfaye, estrategista sênior de mercado da RJO Futures. 

“Dada a queda sustentada no mercado, qualquer notícia positiva elevará o petróleo, mas resta saber se esses ralis se manterão.”, disse Eli Tesfaye, estrategista sênior de mercado da RJO Futures. 

O rali desta terça-feira (13), pode ter acontecido por causa das apostas especulativas de que o preço de uma commodity descerá, após ambos os índices de referência diminuírem mais de 10% na semana passada.

 

Foto Destaque: Petróleo Brent. (Reprodução/Sergei Karpukhin)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile