Foi anunciada na quinta-feira passada (7) pelo CEO da Tesla, Elon Musk na assembleia anual de acionistas da empresa, realizada na Texas Gigafactory da Tesla, próximo a Austin, que a fabricante de veículos elétricos mudará a sua sede, passando agora para o Estado do Texas.
O bilionário afirmou que a empresa continuará construindo veículos na região da Baía de São Francisco. Elon não especificou o momento certo do fechamento da atual sede em Palo Alto, mesmo que a mudança não seja totalmente inesperada.
“Para ser claro, continuaremos a expandir nossas atividades na Califórnia”, disse Musk. “A Tesla não está deixando a Califórnia. Nossa intenção é aumentar a produção em Fremont e Nevada em 50%.”
Mesmo que a Califórnia continue sendo a referência da Tesla no mercado nos Estados Unidos, onde grande parte dos seus veículos são produzidos, o CEO entrou em conflito com o estado nos últimos anos.
Em uma das ocasiões foi quando as autoridades sanitárias do condado de Alameda, onde a fábrica de Fremont fica, estabeleceram medidas sanitárias e de segurança para a proteção dos trabalhadores durante os primeiros dias da pandemia do novo coronavírus, no ano de 2020.
A nova sede da Tesla será no Texas. Para Musk, o Estado é mais barato e menos regulamentado. (Foto: Reprodução/dallasnews.com)
Em entrevista à rede CNBC em maio de 2020, O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que não estava “preocupado com uma saída de Elon” depois que Musk ameaçou deixar o estado pela primeira vez.
Erin Mellon, a porta-voz do governador da Califórnia afirmou que “A Califórnia é o berço da inovação, a quinta maior economia do mundo e lar das maiores ideias e empresas do planeta. O sucesso não surge apesar de nossas políticas progressistas, mas por causa delas”.
“Defendemos nossos trabalhadores, a saúde pública e o direito de escolha da mulher. Esses são os valores fundamentais da Califórnia e continuaremos criando mais empregos do que qualquer outro estado, ultrapassando a recuperação econômica do país e mantendo as taxas de casos Covid-19 mais baixas dos EUA”, completou ela.
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Musk se aborrecia cada vez mais com as leis austeras da Califórnia, em paralelo que se encantava com o apelo do Texas, um Estado mais barato e menos regulamentado. Em setembro, após o estado ter aprovado regras que atravancavam o acesso ao aborto legal, facilitavam a compra de armas e restringiam o direito ao voto, o governador do Texas, Greg Abbott, disse que o empresário bilionário “gosta das políticas sociais” de lá.
A Tesla segue o exemplo da montadora Toyota que anunciou que tem planos iguais de transferir sua sede na América do Norte do subúrbio de Los Angeles para o subúrbio de Dallas, também no Texas. Ainda possuem sede na Califórnia as startups de veículos elétricos Lucid Motors, Fisker Inc. e Rivian.
Em uma nota, o analista de ações da Wedbush Securities, Daniel Ive afirmou “Acreditamos que este foi um movimento estratégico inteligente para a Tesla, já que a empresa está construindo agressivamente sua presença em Austin com a produção do Cybertruck e do modelo 3/Y. Musk agora está dobrando sua aposta no estado”
Nos problemas mencionados por Musk estavam o desejo da empresa por um espaço amplo, os altos custos imobiliários na Baía de São Francisco, e os longos deslocamentos do dia a dia para os trabalhadores.
“Aqui em Austin, nossa fábrica fica a cerca de cinco minutos do aeroporto, a 15 minutos do centro da cidade”, disse Musk. “Vamos criar um paraíso ecológico aqui no Rio Colorado. Vai ser ótimo.”
Foto destaque: Reprodução/www.remessaonline.com.br