Tesla, a empresa mais valiosa da galáxia, não deixou seus fundadores bilionários

Pablo Alves Por Pablo Alves
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Hoje Elon Musk é a figura mais icônica da companhia automotiva, de armazenamento de energia norte-americana e que desenvolve, produz e vende veículos elétricos de alta performance, transmissões para automóveis movidos a eletricidade, componentes para motores e produtos a base de bateria, a Tesla Inc.

Mas engana-se quem acha que o bilionário estava entre os visionários fundadores da companhia que hoje é conhecida como a montadora que produz e fabrica o Roadster ( o modelo coupé foi lançado em 2008).

A história da Tesla engatou a primeira em 2003 quando um insit visionário de dois amigos sobre um carro movido a energia elétrica que revolucionaria a indústria automobilística surgiu em suas mentes.

Esses amigos eram Martin Eberhard e Marc Tarpenning que antes da Tesla haviam fundado uma empresa de e-books, isso muito antes do Kindle. E se não fossem aos e-books, a montadora não existiria. Depois de venderem a primeira empresa eles puderam dar início ao projeto que mudaria a história automotora.


Eberhard e Tapenning, visionários e fundadores da Tesla. Foto (Reprodução/OficinadaNet)


Como todos os visionários, no início eles tiveram dificuldades para conseguir financiamento, afinal, quem poderia imaginar ou acreditar que, carros elétricos e com desempenho de alta performance pudessem tornar-se realidade. Em primeiro lugar, qualquer investidor analisa o risco e a possibilidade para obtenção de lucro e não revolucionar o mercado. Principalmente quando se propõe interferir numa indústria já estabelecida há séculos, a dos combustíveis fósseis.

Mas é aí que a história vira e o jogo muda. Na busca por investidores e financiamentos, o bilionário sul africano apareceu como a salvação. Musk liderou a “semente” (termo conhecido que define a primeira rodada de investimentos). Uma das coisas que facilitam a vida de Eberhard e Tarpenning era o fato da empresa de Musk está projetando um foguete, então ele não acharia a ideia de carros elétricos tão absurda quanto os outros que nem quiseram ver a apresentação.

Outra verdade na história da companhia é a de que dos seus cinco fundadores, apenas dois conseguiram alcançar a marca dos bilhões. J.B. Straube e o twitteiro Elon Musk.

Hoje a Tesla bateu a marca de valor de mercado que chegou a US$$ $1 trilhão. Muito mais do que valia naquela tarde de 2006 em um hangar de um aeroporto na cidade de Santa Monica, no estado da Califórnia. Quando lançou o modelo Roadster. Muitos especialistas não gostaram do que viram e não fizeram as melhores profecias sobre o futuro da empresa e do veículo. Estavam completamente enganados e ultrapassados em seus conceitos.

À época, o então CEO Martin Eberhard avisou que a novidade daria aula para os dinossauros da indústria automotiva mostrando como fazer carros com emissão de zero carbono e charmosos.

Mesmo hoje a empresa sendo a mais valiosa da galáxia, Eberhard não está na lista dos mais ricos, nem dos milionários e muito menos dos bilionários. Aliás, como dissemos acima, os únicos que chegaram a esse patamar foram Musk e Straube.


Musk exterminou qualquer possibilidade para Eberhard e Tapennig conquistarem seu primeiro bilhão. Foto (ReproduçãoAutoMotorundSport)


Não é à toa o retorno do investimento do bilionário sul africano. Musk foi o primeiro a acreditar no projeto dos amigos. Ele também esteve presente no lançamento da empresa em 2006. Mas até esse momento ele ainda não havia assumido o alter ego tuiteiro pop star. Ao contrário de hoje, ele era reservado e só mostrava sua preocupação em acabar com os veículos movidos a energia fóssil.

A vexata quaestio desta equação é muito simples. O primeiro CEO e fundador da companhia, Eberhard, e seu executivo, Marc Tarpenning no frigir dos ovos já não possuíam ativos suficientes da empresa para ascender ao exército bilionário.

Realmente o aporte financeiro de Musk foi o responsável por tornar a empresa uma realidade que transformou o segmento e abriu caminho para novas tecnologias. Mas isso também deu a possibilidade dele assumir o controle da empresa com o aumento constante de sua participação acionária. 

A série de rodadas que possibilitou que Musk assumisse o controle, também acabou diluindo ainda mais os ativos de Tarpenning e Eberhard. 

Eberhard disse a Forbes, em entrevista, que ainda detém uma ínfima participação acionária, mas não quis dar mais detalhes.“Vendi uma parte das minhas ações a muito tempo. As pessoas tem a idéia que eu era um zilionário quando comecei a tesla. eu não era.”

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Fato é que se a primeira empresa de eberhard, aquela de e-books tivesse dado certo, ele não teria precisado da ajuda de Elon Musk, que se mostrou muito amigo mas, pero no mucho.

O fundador da Tesla foi conduzido à venda de uma parte vultosa de suas ações quando foi expulso da companhia que ele havia criado, qualquer semelhança com a história de Jobs e de Outros que foram expulsos de suas criações não é mera coincidência, no caso de Eberhard, o desligamento aconteceu pouco antes do lançamento do seu primeiro carro.

No ano de 2009 ele processou o bilionário sul africano mas em seguida fechou um acordo extrajudicial com Musk e extinguiu o caso. As cláusulas do acordo determinavam que o antigo CEO deixasse qualquer contrariedade relacionada a Musk e a J.B. Straube e Ian Wright, co-fundadores.

“Quando fui expulso da Tesla, não tinha dinheiro- quero dizer, realmente não tinha dinheiro nenhum. Pior de que isso não pude trabalhar por cerca de um ano. Não participei d nenhuma rodada de investimento depois que saí”

Daqueles que são co-fundadores, apenas Straube, que saiu da Tesla em 2019, pode ter chances de ter se tornado um bilionário por causa dos ativos da empresa.

Wright afirma, “Não tenho ações da Tesla agora. É claro que eu não poderia ter imaginado que a companhia chegaria a uma avaliação de U$$ trilhão!”

Outros enriqueceram com o prestígio da empresa que transformou-se em paradigma revolucionário quando o assunto é indústria automotiva. Foram eles, Irá Ehrenpreis que é investidor de capital de risco, Larry Ellison, da Oracle e o irmão caçula de Elon Musk, Kimball.

Vários outros investidores que acreditaram no potencial da empresa  também conseguiram colher sua fatia do bolo. Menos os fundadores e primeiros visionários da revolução elétrica.

Hoje o bilionário só chegou ao status de homem mais rico do mundo pois em um momento em que ninguém acreditava a empresa pudesse honrar com seus compromissos e a capacidade que ela tinha para executar seus projetos ele foi o único a ousar acreditar na nova tecnologia.

“A avaliação do valor de mercado da Tesla é o que é. Estou feliz com o sucesso da empresa. É crucial que abandonemos os combustíveis fósseis e a Tesla tem sido o principal impulsionador disso, que é o que esperávamos desde o inícnio. Seja qual form minha opnião sobre Musk, ainda estou muito feliz em ver a reolução do carro elétrico- que, nominal das contas, foi iniciada por nós”, declarou Eberhard

 

Foto destaque: Reprodução/Twitter

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