Tesla tem maior ganho trimestral de sua história

Mateus Lima Por Mateus Lima
3 min de leitura

A Tesla, uma empresa de veículos elétricos e de armazenamento de energia estadunidense, controlada por Elon Musk, surpreendeu analistas no balanço econômico do quarto trimestre de 2022, com lucro de 24,32 bilhões de dólares, 37% a mais do que o mesmo período de 2021. No momento, a empresa está com uma perspectiva macroeconômica (ramo da economia que verifica, estima e conclui em larga escala sobre fenômenos econômicos), sombria e o aumento da frustração dos investidores por conta das atitudes tomadas por Musk.

A gigante de veículos elétricos diminuiu em até 20% os preços de seus carros no início de janeiro. Os analistas do Morgan Stanley chamaram o movimento de “resposta à desaceleração da demanda incremental em relação à oferta incremental”. A companhia relatou que obteve lucros trimestrais de veículos além das expectativas. 

O analista da Wedbush, Dan Ives, declarou por meio de uma nota nesta terça-feira (24), que a empresa vive um dos momentos mais importantes da história. “A Tesla enfrenta uma situação macro mais sombria em 2023 com uma competição acirrada vindo de todos os ângulos e Musk lançou uma sombra sobre a Tesla graças ao fiasco do Twitter”.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>A <a href=”https://twitter.com/Tesla?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Tesla</a> reportou US$ 24,32 <a href=”https://twitter.com/hashtag/bilh%C3%B5es?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#bilhões</a> em receita no quarto trimestre de 2022, um aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior. Leia mais em: <a href=”https://t.co/vn5w8zpd4S”>https://t.co/vn5w8zpd4S</a></p>&mdash; Forbes Brasil (@ForbesBR) <a href=”https://twitter.com/ForbesBR/status/1618579508939919360?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 26, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Musk concluiu a compra do Twitter em outubro do ano passado por 44 bilhões de dólares e atua como CEO da rede social, mas espera nomear um substituto em breve. O analista cita a rede social por conta de Elon Musk ter demitido metade dos funcionários desde que assumiu o posto de CEO.

No ano passado, Musk usou US$ 22,9 bilhões para financiar a compra do Twitter, provocando queda nas ações da Tesla. Segundo a Forbes, a fortuna de Musk atingiu o pico de 320,3 bilhões de dólares em novembro de 2021. No momento, a estimativa é de que o bilionário tenha 160 bilhões de dólares, menos da metade do que era há quase dois anos.

Foto divulgação: Pontos de recarga da Tesla. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile