INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Money

Webinar gratuito com especialistas orienta processo sucessório em empresas familiares

Atualmente, os negócios em família representam mais de 85% (IBGE, 2021) das empresas no Brasil e geram emprego para cerca de 65% da força de trabalho no país. Sua receita varia muito dependendo do tamanho da empresa e do setor em que atuam. De acordo com o “Anuário das Empresas Familiares”, publicado pela consultoria Deloitte em 2020, as empresas familiares no Brasil tiveram uma receita combinada de R$ 5,5 trilhões em 2019.

Outra característica do setor revelada pelo estudo é que as empresas familiares brasileiras estão altamente concentradas em setores como varejo, alimentos e bebidas, serviços, construção civil e agronegócio. No entanto, estes modelos de negócios hereditários enfrentam enormes desafios na transição de gerações e na gestão de conflitos familiares, que podem afetar sua capacidade de crescer e prosperar a longo prazo. 

E este é assunto do webinar gratuito sobre Sucessão Familiar, que será realizado no dia 16 de março, às 19 horas, no canal do Youtube da Auddas, com dois especialistas no assunto: Rogério Vargas e Eduardo Baccetti. No webinar serão abordados os principais desafios da sucessão familiar e como elaborar o planejamento do processo sucessório de negócios familiares.

Bacetti explica que “em uma sociedade, a elaboração de um acordo entre acionistas (sócios) é fundamental para definir as regras do jogo entre as partes, ou seja, os papéis esperados de cada um na gestão do negócio, seus direitos e deveres. E no caso das empresas familiares, é ainda mais importante separar assuntos pessoais e profissionais, garantindo que temas de família não sejam discutidos nas reuniões de gestão da empresa e aspectos profissionais não interfiram nos almoços de domingo”.


 

Eduardo Baccetti


De fato, o planejamento é um fator primordial para a retirada de possíveis vícios dessas empresas familiares, alinhamento dos papéis e objetivos de sócios e gestores, planejamento da reserva de capital de giro, da distribuição dos lucros e do plano de investimentos. “O planejamento é especialmente relevante para a sucessão familiar porque nem sempre os sócios desfrutam dos mesmos objetivos, patamar financeiro e destino para seus investimentos, o que pode acarretar conflitos quando se trata de dividir direitos e deveres da companhia e tornar o processo de sucessão uma verdadeira herança maldita”, complementa Vargas.

Mais informações e inscrições pelo link:  https://conteudo.auddas.com/webinar-sucessao-familiar  

Mais sobre:

Rogério Vargas é   é Engenheiro Civil pela PUC RS, possui MBA Finanças IBMEC SP e MBA e-Business FGV. O empresário tem +20 anos de experiência como executivo no mercado financeiro. Fundador e Managing Partner da RVR Consultoria Empresarial,  Sócio da Auddas. @rogeriovargasrvr.  .

 Eduardo Baccetti é advogado com MBA pela FGV-SP e Pós MBA pela Harvard Business School. Possui mais de 20 anos de experiência profissional, como advogado, headhunters e empreendedor, sócio em negócios de diversos setores. Sócio da Auddas. @eduardo.baccetti.

Foto Destaque: Rogério Vargas/ Reprodução

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...