A Universal Music Group (UMG), maior gravadora do mundo, junto ao Spotify, anunciaram neste ultimo domingo um novo acordo de vários anos que promete transformar a experiência musical para artistas, compositores e consumidores. A parceria abrange tanto música gravada quanto publicação de música, com foco em oferecer produtos inovadores e ampliar o alcance global de ambas as marcas.
Acordo entre gigantes
O acordo, que inclui uma licença direta entre as duas gigantes para produtos nos Estados Unidos e outros países, prevê o lançamento de novos níveis de assinatura paga, além de ofertas que integram conteúdos musicais e não musicais. Segundo o comunicado oficial, essas mudanças visam enriquecer o catálogo de áudio e vídeo disponível na plataforma, proporcionando uma experiência mais completa para os usuários em todos níveis e gostos.
“Estamos focados em garantir que as assinaturas de música se tornem ainda mais atraentes para um público mundial mais amplo”
Daniel Ek, fundador e CEO do Spotify em declaração
Ek ainda ressaltou que a parceria fortalecerá a inovação contínua no setor, ajudando a criar novas oportunidades para artistas e ampliando o alcance da música no mercado digital.
Plataforma ficou conhecida pela facilidade de ouvir músicas e por ajudar a criar uma nova era no mercado digital (Foto: reprodução/Getty Images News/Michael M. Santiago/Getty Images Embed)
A medida surge em um momento estratégico para o Spotify, que tem feito cortes significativos em busca de maior lucratividade. No último ano, a empresa reduziu gastos com marketing, encerrou podcasts e demitiu funcionários, além de elevar os preços de seus planos premium nos Estados Unidos, aproveitando a alta demanda por seus serviços exclusivos, assim como o seu amplo apelo principalmente entre o publico mais jovem.
Reflexo
A colaboração entre a UMG e o Spotify reflete a busca constante por inovação em um setor altamente competitivo. A expectativa é que as novidades atraíam mais assinantes e ofereçam uma plataforma ainda mais robusta para a distribuição de conteúdo, consolidando ambas as empresas como líderes globais na indústria musical.