Kalundborg a pequena vila que virou o epicentro da indústria farmacêutica

Crescimento econômico de Kalundborg vem sendo impulsionado pelo sucesso do Ozempic e Wegovy

3 min de leitura
Complexo industrial da Novo Nordisk
Foto destaque: O complexo industrial da Novo Nordisk é o principal responsável pelo crescimento da cidade de Kalundborg (reprodução/Nanna Navntoft/Bloomberg/Getty Images Emebed)

A pequena Kalundborg, localizada a noroeste de Copenhague, na Dinamarca, passou por uma transformação radical nos últimos anos. O que antes era uma pacata vila com 17 mil habitantes, agora vem se destacando como um polo global de produção farmacêutica, graças à expansão da empresa Novo Nordisk e ao sucesso de medicamentos como Ozempic e Wegovy, ambos utilizados no tratamento da obesidade e diabetes tipo 2.

Crescimento populacional de 26,88%

A semaglutida, princípio ativo desses remédios, é produzida nas instalações ultramodernas da Novo Nordisk em Kalundborg. A cidade, que antes enfrentava altos índices de desemprego, agora registra uma taxa de crescimento populacional de 26,88%, com a chegada de milhares de trabalhadores e investimentos que somam US$ 8,6 bilhões.


Um dos responsáveis pelo boom econômico da Novo Nordisk o ozempic ficou conhecido por ajudar no emagrecimento (Foto: reprodução/Bloomberg/Bloomberg/Getty Images Embed)


Esse crescimento econômico trouxe benefícios como o aumento da arrecadação de impostos, permitindo que a cidade reduza tributos e invista em infraestrutura e serviços públicos, algo que antes não era possível devido a pequeno tamanho

Especialistas pedem cautela

No entanto, o rápido progresso também acabou por impor desafios. A dependência da economia local e nacional de uma única empresa desperta vem despertando preocupação, de acordo com especialistas, como Las Olsen, economista-chefe do Danske Bank, existe um para o risco de uma “dependência Nokia”, em referência à gigante de tecnologia finlandesa que colapsou, afetando severamente a economia do país.

Apesar das incertezas, o futuro de Kalundborg ainda parece promissor. A cidade vem atraido investimentos em educação, como o novo centro educacional especializado em biotecnologia, e vê o desenvolvimento de uma nova rodovia e 1.200 moradias para atender à crescente demanda.

O sucesso da Novo Nordisk não beneficia apenas Kalundborg. Em 2023, a empresa atingiu lucros de US$ 12 bilhões e se tornou a maior companhia da Europa, sendo responsável por grande parte do crescimento do PIB dinamarquês. A população, em sua maioria acionista da farmacêutica, também vem se beneficiando diretamente desse boom econômico.

Sair da versão mobile