As ações da Petrobras sofreram uma alta recentemente de 1,3%, nesta última segunda-feira (22), impulsionadas principalmente pela expectativa de retomada de pagamentos de dividendos da estatal petrolífera.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez declarações dizendo que a distribuição de dividendos extraordinários foi tema discutido no conselho de administração, levando em conta questões econômicas e as necessidades da Fazenda. Uma decisão final sobre o assunto deve ocorrer ainda nesta semana, em uma assembleia marcada para a próxima quarta-feira, dia 25.
Dividendos não devem comprometer saúde da empresa
No entanto, a distribuição de dividendos extraordinários não deve comprometer a sustentabilidade da empresa, afirmou o conselho da estatal após ficar satisfeito com os esclarecimentos prestados pela diretoria financeira.
Após uma reunião realizada em 7 de março, o conselho decidiu que o valor de 43,9 bilhões de reais deveria ser retido para formação de uma reserva estatutária, em vez de fazer a distribuição do montante do lucro remanescente do exercício de 2023 como dividendo extraordinário.
Sede da Petrobras (Foto: reprodução/Anadolu/Anadolu/Getty Images Embed)
A diretoria da Petrobras chegou a propôr distribuir 50% dos dividendos extraordinários, mas o conselho não concordou, causando conflitos entre o ministro de Minas e Energia e o presidente executivo. No entanto, mesmo com esse conflito inicial, o presidente afirmou que a proposta poderia ser aprovada em uma assembleia de acionistas em abril.
Conselho opta por reter 100% dos dividendos
O conselho então decidiu optar por reter 100% dos dividendos extraordinários em uma reserva estatutária, considerando-o um contratempo. Em um comunicado recente, a Petrobras mencionou que o conselho avaliará a distribuição dos 50% restantes ao longo do ano. A expectativa de retomada dos dividendos impulsionou as ações da empresa, que subiram mais de 1%.
Agora os acionistas da empresa esperam que o bom momento continue, principalmente agora que a empresa parece que pode voltar a se tornar uma alternativa segura de investimento para o mercado.