A Magazine Luiza teve queda de 62,5%, em seu lucro líquido ajustado, neste primeiro trimestre do ano, se comparado ao mesmo período de 2024. O relatório, divulgado nesta quinta-feira (8), informa que a companhia teve lucro ajustado de R$ 11,2 milhões no período, ficando abaixo dos R$ 21,4 milhões esperados por analistas, conforme a média de estimativas compiladas pela LSEG.
Conforme o relatório divulgado, a empresa afirmou que diante das condições macroeconômicas, é necessário “disciplina e foco”.
“A gente lidou com uma curva Selic esse trimestre que foi quase 30% maior do que foi no primeiro trimestre do ano passado. Para isso, a gente precisou dar um foco maior na rentabilidade, nas margens operacionais”, afirmou a diretora de relações com investidores da companhia, Vanessa Rossini, à Reuters. “Nesse cenário de juros, as categorias de ticket mais alto acabam sofrendo mais, e o Magalu segue conseguindo ampliar sua participação de mercado sem abrir mão das margens”, concluiu.
Vendas avançam, entretanto, em 2024 o trimestre foi melhor
A empresa teve crescimento de vendas no conceito mesmas lojas físicas, que alcançou 7,1% abaixo de 9% do primeiro trimestre de 2024. Já as vendas no e-commerce e marketplace, tiveram queda de 2,6% e 1,8% sucessivamente.
O crescimento da margem bruta foi de 0,7 pontos porcentuais, encerrando o trimestre com 30,6%
A Magazine Luiza teve um crescimento discreto de receita líquida de 1,6% para R$ 9,4 bilhões, em bandeiras como Netshoes e Kabum
O lucro operacional bruto, ajustado do grupo, chegou a 758,8 milhões, no período, com um crescimento de 10,3% ano a ano. Com a margem Ebitda (indicador financeiro que mede o desempenho operacional de uma empresa, sem considerar juros, impostos, depreciação e amortização.), passando de 7,4% para 8,1% na mesma base. No entanto, os analistas tinham a previsão de R$ 719 milhões de Ebitda, conforme LSEG (London Stock Exchange Group) é um grupo global de infraestrutura de mercados financeiros e dados, que fornece serviços de negociação, compensação, indexação e análise de dados financeiros


Expansão na margem operacional foi fundamental
A diretora Rossini pontuou que “foi fundamental para a gente fazer frente a uma despesa financeira que também foi maior”, em função dos juros.
Pois em comparação com o primeiro trimestre, do ano passado, a despesa financeira líquida cresceu 31,9%, sendo 403,2 milhões, representando 4,3% da receita líquida, em contrapartida, 3,3% um ano antes.
A Magazine Luiza informou ainda que despesas com vendas tiveram um aumento de 5,9%, atribuído ao desempenho de investimentos estratégicos na sua operação de logística. Como o fulfillment (conjunto de processos que viabiliza o fluxo eficiente de mercadorias do armazém ao cliente final) visando melhorar prazos de entrega e serviços ao cliente.
Na Companhia, as despesas gerais e administrativas, permaneceram estáveis, mantendo-se assim de ano para ano.