INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Money

Saudi Aramco tem aumento nas ações após início de ofertas

Apesar de queda inicial, ações foram recuperadas em cerca de 0,35%

Painel com logo da empresa Saudi Aramco
Foto destaque: logo da empresa Saudi Aramco (reprodução/Christopher Pike/Bloomberg/Getty Images Embed)

A maior petroleira do mundo, Saudi Aramco, tem crescimento das ações após primeiro dia de negociações neste domingo (9), podendo levantar pelo menos US$ 11,2 bilhões em receitas após uma oferta secundária de ações. Esse dinheiro será fundamental para financiar projetos que prometem mudar a economia da Arábia Saudita.

Negociações internacionais

A empresa exportadora de petróleo tem buscado estrangeiros para investir dezenas de bilhões de dólares em projetos de diversificação, para que a economia não dependa apenas do petróleo. Fontes informaram à Reuters que pedidos vêm de regiões como Japão, Hong Kong, Reino Unido e Estados Unidos. Os preços das ofertas variam entre 26,70 e 29 riais (a moeda saudita).

Contando com a presença do CEO Amin Nasser, a Aramco planejou eventos nos Estados Unidos e em Londres para promover vendas de ações. Outras fontes revelaram à CNN que a demanda foi maior que a IPO (oferta pública inicial) recorde da Aramco em 2019 e que o interesse também vem da China e de outras partes da Ásia. 


Aramco é uma das empresas mais valiosas do mundo (Foto: reprodução/Maya Siddiqui/Bloomberg/Getty Images embed)


O governo saudita continua sendo o maior detentor da Saudi Aramco, possuindo 82% das ações, os fundos arrecadados vão servir de apoio para projetos do novo plano econômico.

Uma nova economia

Nomeada ‘Visão 2030’, a nova agenda da Arábia Saudita procura mudar a economia local pelos próximos sete anos. “Economicamente, a questão essencial é desvincular a dependência da exportação de petróleo, buscar uma nova economia, que passa por inovações em termos de infraestrutura, por energias renováveis, e busca trazer o país para um patamar mais moderno” diz professor Mohammed Nadir em entrevista para CNN.

Buscando “independência” do petróleo, o governante saudita, príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, através do PIF (Fundo de Investimento Público), está financiando empreendimentos em projetos diferentes como carros elétricos e a construção de novas cidades futurísticas na terra desértica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...