O ser homem deve se considerar um ser privilegiado, pois tem a natureza que esteve sempre a seu favor. Mesma ela sendo pouca compreendida uma das suas maiores funções é sempre nos alertar contra alguns fenômenos naturais principalmente aqueles que envolvam tempestades e terremotos.
Foto: Cahorro resgatado por profissional vitima de terremoto. (Reprodução/Getty Imagens).
Os animais neste sentido tem se demonstrado excelentes bioindicadores quem prevêem com antecedência a ocorrência destes tipos de evento, servindo de alerta para que se possível todos possam sair com segurança de um possível desastre natural.
Segundo uma reportagem da BBC, uma das referencias mais antigas registradas sobres estes comportamentos incomuns nos animais ocorreu na Grécia, mas precisamente na cidade Hélice, quando um historiador grego chamado Tucídides relatou que animais com cães, gatos, cobras, ratos e doninhas abandonaram a cidade poucos dias antes de um catastrófico terremoto.
Os animais possuem uma grande sensibilidade para detectar estes desastres naturais. Alguns destes animais possuem um conjunto de mecanismos sensoriais capazes de detectar minúsculas alterações no ambiente.
Este comportamento dos animais antes de alguns desastres naturais vem levando alguns pesquisadores a dedicar a uma atenção cientificam e a realizar estudos que comprovem que os animais tenham sistemas próprios que alertam sobre desastre iminente. Uma destas pesquisas foi divulgada no Jornal “Washington Post” onde se explica que um estudo justifica a idéia de que os animais são sim capacitados a sentir pequenos tremores segundos antes de ocorrer uma grande tempestade ou terremoto.
Em 2014, cientistas rastrearam pássaros nos Estado Unidos e relataram que um exemplo de confirmação para este surpreendente fenômeno que ocorre com os animais pode ser a migração e evacuação dos pássaros. De acordo com o diretor do Instituto Max Planck de comportamento Animal, comprovou se que os animais conseguem sentir as ondas P, que são as primeiras ondas emitidas antes do terremoto segundos antes do epicentro.
Segundo o artigo divulgado no jornal no ano de 2018, foi realizada uma revisão em 700 registros de comportamento em alguns animais. Nesta revisão tentou se descobrir se os animais sentem os terremotos antes das maquinas sísmicas, no entanto o estudo não se mostrou confiável e a ciência ainda não tem uma resposta definitiva.
Foto destaque: Grupo realizando resgate de animais em tempestade e terremotos. (REPRODUÇÃO/ static.wixstatic.com)