A queima de fogos de artifício é uma tradição durante a virada de ano, muitas pessoas esperam pela beleza das luzes e cores no céu, sendo costume no Brasil é visto com muita frequência em diversos lugares que estão em comemoração. Entretanto, pode ser um grande incômodo para as pessoas que são sensíveis ao barulho e também para os animais, visto que os cães e gatos têm a audição mais apurada que a dos humanos.
Alguns animais ficam tão assustados com os barulhos estridentes dos fogos que podem passar mal e até fugir de casa com medo, podendo gerar males maiores nessas fugas. Em casos mais extremos, cães e gatos têm a possibilidade de ficarem traumatizados por toda a vida e o susto pode até levá-los à morte.
A médica veterinária Anaemilia Diniz, explicou sobre a problemática em uma entrevista para a Rede Globo: “O principal é que os animais não sabem o que está acontecendo. Imagine você estar na sua casa, de repente começa um barulho muito alto, ensurdecedor, você não sabe do que se trata… Até você ficaria com a sensação de medo e insegurança”, afirmou.
Há vários ‘pais de pets’ que optam por dar remédios calmantes para os animais com o intuito de evitar que os bichinhos fiquem com medo, mas de acordo com Anaemilia é necessário que converse antes com um médico veterinário. “É muito importante que isso seja conversado com o médico veterinário, para que não mude a rotina do pet. Quando eu acalmo o animal, ele não deixa de escutar”, acrescentou a médica.
Cão e gato (Foto: Reprodução/G1)
Com isso, existem algumas dicas para acalmar e diminuir o estresse dos pets durante os fogos, como:
- Criar um ambiente seguro e tranquilo para os pets
- Fechar as janelas para diminuir os barulhos
- Ressignificar o barulho dos fogos
- Proteger o ouvido dos animais
- Utilizar uma faixa protetora
- Mantê-los sempre por perto e entre outros cuidados
Foto destaque: Cachorro se escondendo com o barulho. Reprodução/Mundo do Pet