INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Mundo Animal

Espécies de anfíbios estão sendo ameaçadas de extinção

Segundo estudos publicados na “Nature”, cerca de 40% de todas as espécies de anfíbios estão sendo ameaçadas de extinção. O artigo que juntou mais de mil pesquisadores de todo o mundo, foi divulgado nesta quarta-feira (4).

As mudanças climáticas que estão acontecendo por todo planeta surgem como principal ameaça aos anfíbios. Biólogos e pesquisadores se reuniram para juntar o conhecimento disponível acerca dos anfíbios, com o objetivo de classificar o risco de extinção de cerca de oito mil espécies e tentar desvendar o que faz esses animais serem ameaçados de extinção.

Este trabalho está visando também concretizar uma base de dados para monitorar algumas tendências e medir o impacto da conservação para o futuro do grupo. 


Salamandra em seu habitat natural. (Foto: Gestão Educacional)


Conclusões do estudo

Perto de 41% de todas as espécies de anfíbios que foram avaliadas estão atualmente ameaçadas globalmente, sendo consideradas “em perigo” ou “vulneráveis”. Quatro espécies de anfíbios foram consideradas extintas desde o ano de 2004, sendo duas delas: o sapo-arlequinn-chiriquí (Atelopus chiriquiensis) da Costa Rica, e a rã-diurna-de-docinho-afiado (Taudactylus acutirostris), da Austrália.

27 espécies que estavam constando como crítica as ameaças sob a espécie, neste momento, estão sendo consideradas possivelmente extintas, subindo para o total de mais de 160 anfíbios com altas chances de serem ameaçados. Desde o ano de 1980, foi constatada uma melhoria de conservação de 120 espécies de anfíbios, e dessas, 120, 63 espécies melhoraram como resultado direto das ações de conservação do meio ambiente e da gestão do habitat.

Esses dados registrados correspondem a duas décadas de coleta de informação, e mostram que dois em cada cinco anfíbios correm risco de extinção devido às alterações climáticas, que é uma das maiores responsáveis, além da destruição do habitat natural e de doenças que afetam as espécies.

Situação dos anfíbios no Brasil

Nesta segunda-feira (2), uma avaliação incluiu diversas espécies que vivem no país e que detém a maior diversidade de anfíbios do mundo, marcando um número de 1200. Com a ajuda de 86 especialistas de diversas universidades públicas e privadas do Brasil, surgiu o estudo que revelou o aumento preocupante no número de espécies ameaçadas no país.

 

Foto destaque: Sapo em seu habitat natural. Foto: Petz

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...