Florianópolis: Peixes aparecem mortos e boiando em mangue

Júlia Sales Por Júlia Sales
3 min de leitura

Foi registrada nesta segunda-feira (16) a morte de milhares de peixes no mangue Itacorubi. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), informou na terça-feira (17), que está investigando a causa da morte dos peixes. Em análise preliminar, o órgão indica que a incidência pode ter ocorrido por baixa oxigenação da água.

Isso acontece pois o acúmulo de matéria nos rios, em especial fósforo e nitrogênio, acarreta no fenômeno de eutrofização, que impede a passagem de luz solar e dificulta o processo que leva oxigênio para a água.

A prefeitura do local declarou que a ocorrência é “agravada pelas altas temperaturas nesta época do ano”. Já pela análise do Professor de ecologia e oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Horta, que esteve no local também para coleta de material para análises, disse que a falta de oxigenação da água se deve à poluição.

“O cenário é muito triste. São milhares de peixes que podem ter morrido por conta das baixas concentrações de oxigênio”, afirmou o professor.

Ainda sem estimativas da quantidade exata de peixes mortos, equipes da secretaria iniciaram ainda na segunda-feira (16) a remoção dos animais mortos da água.

Os animais que são conhecidos como Manjuba, pititinga, ginga ou manjubinha, encontravam-se acumulados às margens do mangue, próximo à Avenida da Saudade. Os peixes teriam desviado de seu trajeto natural no mar em algum ponto onde mar e mangue se encontram.


Manjubas encontradas mortas acumuladas no mangue de Florianópolis. (Foto: Reprodução/ ND Mais)


Paulo Horta ainda destaca que outros aspectos também devem ser estudados nos próximos dias. O Especialista também destaca que o aumento da erosão costeira, que ocorre em Florianópolis, prejudica o local de sobrevivência dos peixes, uma vez que isso impede a promoção de luz do sol durante a imigração natural.

“São peixes de ambientes costeiros, então vivem subindo e descendo rios quando as condições são boas. Infelizmente as nossas formas de uso do meio ambiente, com um conjunto de contaminantes, acabam deixando o sistema deles em condições precárias”, afirma o ecologista.

Foto destaque: Peixes mortos no mangue de Itacorubi. Foto: Reprodução/ SCC10.

Deixe um comentário

Deixe um comentário