Uma família de Barbacena, cidade do interior de Minas Gerais, acredita que Esmeralda, a gatinha de estimação deles, irá completar 29 anos no final de 2023. Com isso, esta felina mineira se tornaria a gata mais velha de todo o mundo, superando a britânica Flossie, que tem 27 anos e aparece no Guinness Book como detentora do recorde.
Trajetória do animal
A gatinha Esmeralda encontrou sua atual família no ano de 1995. Maria Eliza Correa, dona da Esmeralda, relembra como foi este encontro: “Saímos para ir ao mercado e, na volta, vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda, quem escolheu, foi a minha sogra devido aos olhos verdes.”
A veterinária Maria Janete Campos, que acompanha a felina desde que ela foi encontrada, explica o porquê de, na carteira de vacinação do animal, estar registrado que o nascimento ocorreu no dia 1° de dezembro de 1994, ou seja, um ano antes do encontro com a família.
“Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos 1 ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994“, disse a veterinária.
Matéria sobre a possivel gatinha mais velha do mundo. Reprodução/Youtube/TVAlterosaZonadaMata
O segredo da idade
Apesar de ter sua idade comparada à de um ser humano de 120 anos, Esmeralda tem um espírito jovem, sendo bem brincalhona. No começo deste mês, a gatinha aprontou mais uma, para desespero da família, ela foi brincar na casa do vizinho e acabou ficando dois dias presa em um bueiro.
Além de brincar muito, Maria afirma que o segredo da longevidade da gata é muito amor, carinho e companheirismo. Não é à toa que Esmeralda cresceu junto com os filhos de sua dona e viu os seus dois netinhos nascerem. E como se não bastasse, ainda adotou mais um gatinho para viver com a família.
Dona do recorde
Apesar de ter uma documentação confirmando a suposta idade, Esmeralda ainda não aparece no livro dos recordes como gato mais velho do mundo. Há um custo de em torno de 4 mil reais para realizar a inscrição no Guinness Book, verba que a família não consegue arcar no momento.
“Temos um gasto alto com a saúde do meu idoso, papai da Esmeralda, e agora com o tratamento dela, que ficou desidratada ao ficar dois dias presa, estamos usando vitaminas e ração especial”, finalizou.
O recorde ainda fica com Flossie, a gatinha britânica de 27 anos, que foi inscrita no livro dos recordes no ano passado. Porém, o recorde de gato com mais tempo vivido ainda está longe de ser batido, Creme Puff, um gatinho estadunidense, é o dono desta marca tendo vivido por longos 38 anos e 3 dias.
Foto destaque: Esmeralda nas ruas de Barbacena. Reprodução/Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal