Governo proíbe o uso de animais em experimentos no Brasil

Emilly Vitoria Por Emilly Vitoria
3 min de leitura

A luta de anos dos ativistas é contra a grande estatística de uso de animais, em torno de 115 milhões de animais são usados em testes e experimentos para diversos fins, sendo os principais cosméticos e perfumes. Pensando nessa situação, o Governo Lula do PT, proibiu na quarta-feira (1), o uso de animais vertebrados, como cachorros, ratos e coelhos, que são os principais animais usados como cobaias. 


Exemplo de animal vertebrado, coelho. (Foto: Reprodução/Petz)


De acordo com a resolução que foi publicada no Diário Oficial da União, “fica proibido no País o uso de animais vertebrados, exceto seres humanos, em pesquisa científica e no desenvolvimento e controle da qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que utilizem em suas formulações ingredientes ou compostos com segurança e eficácia já comprovadas cientificamente”, afirma o documento. 

Ainda segundo a resolução do Diário Oficial da União, as empresas que realizavam essas atividades possuem dois anos para que possam mudar as antigas práticas para formas alternativas e se adaptarem a esta nova lei. 

O movimento contra a crueldade com os animais vertebrados já é de muitos anos atrás, desde um caso que chocou o Brasil, o caso Royal, que pôde ser explanado sobre o que ocorria dentro dos seus laboratórios em que eram realizados vários testes e experimentos. No ano de 2013, cerca de 178 cães e 7 coelhos que eram usados frequentemente nas pesquisas laboratoriais, foram removidos do local em que estavam, uma das sedes do Instituto Royal. 

O resgate ocorreu por ativistas e moradores da cidade de São Roque, localizada em São Paulo, assim salvando várias vidas de animais inocentes que eram usados em testes e experimentos para fins capitalistas. Logo após o grande escândalo, o Instituto Royal fecha as portas, assim encerrando as suas atividades após longos anos de maus tratos aos animais, testes e experimentos, para realizarem produção em massa de produtos. 


Resgate de animais no Instituto Royal. (Foto: Reprodução/VEJA)


Por todo o mundo, em torno de 27 países da União Europeia já decretaram a proibição do uso de animais em experimentos laboratoriais. Alguns países vizinhos, como a Índia, Nova Zelândia, Israel e Coreia do Sul também fazem parte do meio que proibiram essas práticas que prejudicam e até matam animais inocentes. 

 

Foto destaque: Animais de estimação (Foto/Reprodução: Dreamstime)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile