Jacaré mantido em cativeiro é resgatado pela Polícia Civil em Moema, São Paulo

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Um jacaré que estava sendo mantido em uma casa na Avenida Miruna, no bairro nobre Moema, na zona Sul de São Paulo, foi resgatado pela polícia civil na manhã deste sábado, 13. Além do jacaré, foram encontradas 35 tartarugas e seis aranhas. Em outra residência na Avenida Itacira, a polícia encontrou 42 tartarugas e duas cobras, totalizando 85 animais resgatados nas duas residências.

Os animais foram levados para o Centro de Manejo de Animais Silvestres (Cemacas). Um homem que se identificou como encarregado dos animais foi levado à 2ª Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) em São Paulo, onde o incidente foi registrado e está sob investigação.

“A apreensão é resultado de trabalhos investigativos dos policiais, que descobriram o cativeiro ilegal e cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça”, informou a Secretaria de Segurança Pública.


{slide}


De acordo com o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, quem cometer o crime de manter animais silvestres em cativeiro sem autorização, pode cumprir pena de 6 meses a 1 ano, que pode ser dobrada em casos onde o animal está em risco de extinção, durante a noite, período de proibição de caça, com abuso de licença, dentro de um unidade de conservação, ou quando é utilizado um método ou instrumento capaz de causar extinção em massa. A pena pode chegar a ser triplicada se for caso de caça profissional.

Ao encontrar um animal silvestre, o principal é ter o mínimo de interação possível com o animal. Não é recomendável tentar fazer a captura do animal, pois pode ocasionar um acidente ou envenenamento. Entre em contato com a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses, o corpo de bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde. Os órgãos têm treinamento para saber como proceder nesses casos para garantir a segurança do animal e de quem o encontrou, e para decidir se é melhor realizar a soltura do animal em local adequado ou transportá-lo para um centro de acolhimento.

Foto destaque: Jacaré é resgatado de residência em Moema, São Paulo. Reprodução/G1.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile