INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Mundo Animal

Lobos com toxoplasmose têm até 46 vezes mais chances de liderar matilha, segundo estudo

No Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, os lobos infectados com o Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose, são até 46 vezes mais propensos de liderar a matilha do que os saudáveis.

O novo estudo publicado pela revista científica Communications Biology, por pesquisadores do Centro de Recursos de Yellowstone, mostra que os lobos contaminados por este parasita tendem a se comportar mais arriscadamente.

A pesquisa também mostrou que a presença do parasita entre os lobos está exatamente ligada à maior ou menor presença da onça-parda no ambiente. Tanto a onça quanto o lobo compartilham território e, onde a densidade de onças-pardas é maior, também há a infecção por Toxoplasma gondii entre os canídeos.

A explicação para este fato é que esse protozoário necessita dos felinos para concluir o seu ciclo de vida. Porém, enquanto isso, infecta outros hospedeiros e exerce influência no comportamento deles.


<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/HniUC4DfsVc” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Conheça o Parque Nacional de Yellowstone, onde vivem os animais do estudo.


A toxoplasmose promove comportamentos mais arriscados pelo ciclo de vida do protozoário. Passando por várias fases de desenvolvimento, começando no felino. Após, em uma fase externa, que tem início na urina e nas fezes, passa por hospedeiros intermediários, para enfim retornar para um felino e completar sua reprodução.

Uma situação parecida estaria ocorrendo com os lobos. O que o parasita ganha ao escolher o líder da matilha de uma espécie de topo de cadeia alimentar e, assim, não retornaria a um felino? Para o pesquisador responsável pelo estudo, essa infecção deve ter uma ligação com um período antigo, onde os lobos eram presa de felinos maiores.

Isso tudo é especulativo, mas evolutivamente, se olharmos para a América do Norte durante o pleistoceno (era que terminou há aproximadamente 11 mil anos), os lobos estariam mais abaixo (que hoje) na cadeia alimentar e ainda haveria leões americanos (que foram extintos há cerca de oito mil anos). Se assim for, provavelmente veríamos algo semelhante ao que vemos em hienas e leões africanos, onde filhotes de hiena positivos para toxoplasmose são mais propensos a se aproximar de leões… Portanto, os efeitos comportamentais que estamos vendo agora podem ser resquícios dessa dinâmica do pleistoceno”, diz Connor Meyer, pesquisador da Universidade de Montana, Estados Unidos, e responsável pelo estudo.

Os lobos não evitam necessariamente as onças-pardas. Nas interações diretas entre as duas espécies, eles representam mais perigo para as onças do que elas para os lobos. Se os lobos pegassem uma onça no chão, provavelmente a atacariam e a matariam, e isso pode ser uma das maneiras pelas quais os lobos estão sendo infectados com toxoplasmose. Ou vice-versa, que é uma forma pela qual o parasita consegue atingir seu hospedeiro final na briga e completar seu ciclo de vida”, explica Meyer.

Foto Destaque: Esta infecção deve ter uma ligação com um período antigo, onde os lobos eram presa de felinos maiores. Reprodução/Pexels

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...