Ministro da Agricultura afirma que caso da Vaca Louca no Pará deve ser atípico

Alexandre Muniz Por Alexandre Muniz
3 min de leitura

Carlos Fávario manteve a confiança quanto aos resultados sobre o caso da doença da Vaca Louca confirmado no Pará

Na última quarta-feira (22) foi confirmado um caso da doença bovina conhecida como “mal da vaca louca” no Pará. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávario, declarou que está confiante que o caso será classificado como atípico, e disse que as negociações e transações de carne com o mercado chinês devem ser normalizadas em pouco tempo. 

Segundo o ministro, houve uma reunião nesta segunda-feira (27) a noite entre os técnicos do Brasil e da China para tratar sobre o comércio de carne, e passar as informações mais recentes a cidade de Pequim. “Pelo histórico, deve ser um caso atípico. Com isso, rapidamente devemos reabrir o mercado chinês”, afirmou o ministro da Agricultura.

Amostras do caso foram enviadas para um laboratório canadense com a intenção de descobrir se o caso é atípico ou clássico, a previsão é que os resultados saiam ainda nesta semana. O ministro Fávario já se mostrou confiante quanto aos resultados apontando que seja um caso atípico. 


Carlos Fávario, ministro da Agricultura e Agropecuaria se mostrou confiante quanto ao resultado sobre o caso de vaca louca no Pará (Foto: Reprodução/JOTA)


Os casos de vaca louca atípicos acontecem quando um animal do rebanho desenvolve a doença espontaneamente devido a sua idade avançada, e não pela ingestão de alimentos contaminados. Esses casos atípicos não representam riscos de transmissão para humanos, e nem de disseminação entre o resto do rebanho. 

O Brasil teve poucos casos isolados da doença vaca louca nas últimas décadas, e todos foram devidamente identificados e eliminados. A própria Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) classifica o Brasil como território de risco insignificante para a ocorrência da doença. 

O mal da vaca louca age degenerando o sistema nervoso dos bovinos, confundindo o animal e alterando seu comportamento drasticamente, a ponto de deixa-los muito agressivos, o que é também a razão do nome da doença.

Seu nome completo é Encefalopatia Bovina (EEB) e é popularmente conhecida como o mal da vaca louca. A doença ficou mundialmente conhecida devido ao surto que ocorreu no Reino Unido nos anos 1990, quando o consumo de carne foi suspenso no país. 

Foto destaque: Caso da doença da vaca louca foi confirmado no Pará Reprodução/JC Online UOL

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile