Dois filhotes de mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) que nasceram no Zoológico de São Paulo, e eles tem 23 dias, ganharam nomes escolhidos pelo público.
Por conta do desmatamento o mico-leão-preto é uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo. A conta feita é que existam certa de 1.500 indivíduos ainda vivendo nos poucos espaços de Mata Atlântica na região oeste paulistana.
Dia Nacional do mico-leão-preto. (Reprodução/Youtube)
A instituição paulistana é referência na reprodução em cativeiro e por esse motivo tem a responsabilidade pelas informações genealógicas da população total de micos-leões-pretos sob os cuidados de seres humanos no nosso país, apesar das críticas no apresamento de animais em zoológicos.
A escolha dos nomes será de forma democrática é feita pelo perfil no Instagram do Zoológico de São Paulo. O sexo dos filhotes só será descoberto com um mês de vidas dos animais, porém a enquete que será aberto no dia 2/03, na próxima quinta-feira, tem os seguintes nomes para o sexo feminino: Flora, Luna e Primavera. Já para o sexo oposto, o masculino são: Ferrugem, Faísca e Fumaça.
Essa espécie chegou a ser considera extinta no Brasil num período de 65 anos, por conta dos registros não feitos na natureza, até que chegou a década de 1970 e foram “redescobertos”.
Quando chegam na fase adulto esses primatas podem chegar a 600 gramas, seu corpo é coberto de pelos pretos e longos, daí seu nome, menos na parte do quadril que existe uma coloração mais alaranjada nessa região.
Esses pequenos mamíferos vivem em grupos de dois a oito indivíduos. São animais principalmente de ações diurnas, e na parte noturna abrigam-se na parte oca das árvores para descansar. A alimentação deles é feita à base de frutos e faz parte de sua dieta pequenos animais como: lagartixas, insetos, pererecas, goma de árvore e flores. Seus predadores predominantes são: as aves de rapina, pequenos felinos, serpentes e iraras.
Nosso país é o único que possui as quatro espécies de micos existentes ao redor do planeta, são eles: o preto, o dourado, o cara-preta e o cara-dourada.
Foto Destaque: Um mico-leão-preto com seu filhote nas costas. Reprodução/Prefeitura de Guarulhos.