Pesquisadores do Museu de História dos Estados Unidos, revelaram a descoberta de uma nova espécie de Lóris Pigmeu, que se trata de um pequeno primata encontrado apenas em países da Ásia. A espécie encontrada recebeu o nome de Xanthonycticebus Intermedius, e tem como habitat, o Vietnã.
Dentre as características físicas que classificam os pequenos primatas como sendo Lóris, estão a pelagem grossa e os grandes olhos, além da ausência de cauda. Além disso, esse grupo de primatas se move lentamente, assim como as preguiças, sendo também, animais de hábitos noturnos.
O motivo do Lóris ser pouco encontrado vagando pela natureza, se deve tanto a sua baixa sociabilidade, mas principalmente devido ao tráfico ilegal de animais exóticos, onde o Lóris é uma das principais vítimas.
A espécie descoberta, Xanthonycticebus Intermedius, foi divulgada após análises e comparações entre diversos espécimes encontradas em museus do mundo inteiro. Tudo isso foi possível, graças a biologia molecular, pois décadas atrás um pesquisador vietnamita já havia notado a existência da possível nova espécie, porém, sem recursos onde a comprovação pudesse ser realizada, acabou deixando suas pesquisas de lado. Atualmente, com o avanço da tecnologia e, por consequência, nas pesquisas de DNA, foi possível decretar o novo animalzinho.
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube-nocookie.com/embed/EXR1X83uFfs” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>
Vídeo de divulgação do Museu Americano de História Natural sobre a descoberta da nova espécie de Lóris Pigmeu (Reprodução/Youtube)
A principal responsável pela comprovação da nova espécie de primata, é a diretora de pesquisa do Centro de Biodiversidade e Conservação do Museu, Mary Blair. Em entrevista para o Jornal Genes, ela afirmou que “a informação da descoberta da nova espécie já está sendo usada por parceiros de manejo de espécies no Vietnã, incluindo os principais centros de resgate, e as identificações genéticas dos animais quando eles chegam são integradas aos protocolos de resgate e soltura como parte do Plano de Ação de Conservação Nacional do Vietnã que cientistas e colaboradores ajudaram a desenvolver”.
Durante a entrevista, a diretora ressaltou ainda que a descoberta do Xanthonycticebus Intermedius, impacta no manejo de espécies e programas de reprodução em cativeiro lóris pigmeus, em locais como zoológicos e outros ambientes ao redor do mundo.
Foto destaque: Nova espécie de lóris pigmeu é descoberta. Reprodução/David Haring/Duke Lemur Center