Estudo divulgado pela revista Behavioral Processes, em outubro, revelou que gatos têm 276 expressões faciais diferentes, analisadas em gatos domesticados que interagem entre si. De acordo com a pesquisa, feita por duas cientistas norte-americanas, quase metade dessas expressões (45,7%) eram amigáveis e 37% eram agressivas.
Algumas das expressões faciais dos gatos. (Foto: Reprodução/Gatinhobranco.com)
O jornal CNN entrevistou na quarta-feira (1) Brittany Florkiewicz, psicóloga evolucionista do Lyon College e coautora da pesquisa. Segundo ela, a comunicação dos gatos é mais complexa do que o suposto anteriormente. Com a pesquisa, descobriu-se que a domesticação dos gatos impactou significativamente o desenvolvimento da sinalização facial, ou seja, as expressões faciais, e que os gatos criados em casa como pets são mais tolerantes socialmente do que os gatos selvagens ou que vivem nas ruas, por conta da proximidade com seres humanos em que vivem.
A autora principal do estudo e estudante de medicina no Centro Médico da Universidade de Kansas que tem interesse pessoal em gatos, Lauren Scott, revelou que, por conta da domesticação, mais interações sociais entre gatos são permitidas, e era isso que ela e Brittany acreditavam que mostraria mais expressão.
Realização da pesquisa
Lauren colocou 53 gatos em um local apropriado para animais na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde ela e Brittany Florkiwicz trabalhavam juntas, e os filmou entre agosto de 2021 e junho de 2022. Todos os 53 gatos eram castrados ou esterilizados, adultos de pelo curto e ambos os sexos estavam presentes. Na gravação foram encontradas 186 interações, em 194 minutos de vídeo.
Para avaliar as diferenças de expressão e observar a quantidade e tipo de movimento muscular facial, as pesquisadoras usaram o “Cat Facial Action Coding System”, um sistema de codificação feito especificamente para os felinos.
Respiração e bocejo são considerados processos biológicos, portanto não foram incluídos no estudo.
Resultados e expectativas
Lauren e Brittany descobriram que 45,7% das expressões descobertas eram amigáveis e 37% agressivas, mas não conseguiram dar um significado a cada uma das expressões registradas. Para identificar uma expressão agressiva, basta perceber quando o gato estiver com as pupilas contraídas, orelhas achatadas contra a cabeça e mostrando a língua. Já na expressão amigável, os bigodes e orelhas se movem para frente e os olhos se fecham.
Florkiewicz afirmou que elas ainda têm esperança de expandir a amostra, incluindo os gatos que vivem em outros lugares, fora do ambiente de estudo, e também analisar as expressões de gatos que vivem com outros gatos, seja em casas ou colônias de gatos selvagens. Além disso, a pesquisadora acrescentou que deseja continuar o estudo para acompanhar e determinar o que significam outras expressões felinas.
Foto destaque: Gatos possuem 276 expressões faciais diferentes. Reprodução/Gizmodo.uol