Onça-pintada tenta pegar sucuri às margens do rio do pantanal no Mato Grosso

2 min de leitura

Um guia turístico, nesta terça-feira (2), conseguiu gravar imagens impressionantes, de uma onça-pintada entrando em conflito com uma sucuri, às margens do Rio Três irmãos, no Parque Estadual encontro das águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, no Pantanal mato-grossense.

As imagens mostram o momento em que a onça está passando às margens do rio, quando se depara com a sucuri, de repente começa a luta pela sobrevivência. A batalha acaba saindo sem um vencedor.

“A sucuri mordeu ela e escapou. É uma cena diferente e inesquecível. Não é toda vez que se vê isso. É muito raro”, contou o guia turístico.


Vídeo da onça-pintada lutando com a sucuri (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Branco Arruda, responsável pelas imagens, explica que a onça já é conhecida entre os funcionários do parque, e recebeu o nome de ibaca”. Segundo ele, era a segunda vez que a onça fracassava em busca de alimento.

“Eu a encontrei às 9h30 tentando pegar um jacaré, mas não conseguiu porque errou o bote. Depois subiu a margem do rio, enquanto a gente acompanhava de barco”, relatou. 

Curiosidade 

As sucuris, também conhecidas com anacondas, são cobras de grande porte, e um dos maiores predadores do topo da cadeia alimentar. São facilmente encontradas em lagos, pântanos, rios e brejos.

A onça-pintada, também conhecida como onça-preta, é o terceiro maior felino do mundo encontrado nas américas, após o tigre e leão. Conhecidos por terem os dentes bem fortes, permitindo a captura de animais maiores.

Segundo o biólogo Gustavo Figueirôa, as onças sabem nadar muito bem, mas as cobras na água se saem muito melhor nessa situação.

“Parece que é simples para uma onça desse tamanho pegar uma sucuri, mas não é. A sucuri conseguiu se livrar e entrou na água, apesar da onça nadar muito bem, mas esse é um território da cobra”, explicou.

 

Foto destaque: Onça tenta comer sucuri, mas não consegue. Reprodução/ Branco Arruda

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile