INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Mundo Animal

Os 9 insetos ameaçados de extinção imprescindíveis para a natureza

Os insetos têm uma imensa variabilidade entre suas espécies, algumas ameaçadas de extinção são raramente avistadas no Brasil

A importância dos pequenos insetos na natureza ainda é subestimada, e quando se fala de conservação ambiental é comum não darmos tanta atenção aos invertebrados. Fica a cargo dos insetos parte essencial na manutenção da biodiversidade, já que eles polinizam as plantas, transferindo os grãos do pólen de uma para a outra.

Os insetos são o grupo de animais com o maior número de espécies existentes, cerca de 950 mil variedades conhecidas, delas mais de 109 mil são presentes no Brasil.

Confira as 9 espécies de insetos que estão ameaçadas de extinção no Brasil

1. Borboleta-azul — Morpho menelaus eberti


Borboleta-azul – Morpho menelaus eberti (Foto: Reprodução/Biologia Vida/Amazon Workshops)


A popularmente conhecida como borboleta-azul é uma subespécie Morpho menelaus, agora é encontrada raramente em regiões da Zona da Mata nordestina de Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A degradação e diminuição de seus habitats levaram a espécie ao risco de extinção.

2. Mariposa-esfinge — Nyceryx mielkei


Mariposa-esfinge – Nyceryx mielkei (Foto: Reprodução/Wikipedia)


A espécie de mariposa-esfinge enfrenta sua principal ameaça de extinção devido a expansão agrícola, somado aos intensivos usos de muitos agrotóxicos, destruindo seus habitats. A variedade foi descoberta em 2009, é endêmica no Cerrado, mas a raridade da espécie agrava mais sua situação de risco.

3. Diabinha — Drephalys mourei

Uma das espécies mais raras de se avistar, essa borboleta foi descoberta em 1968. Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina são regiões que algumas vezes houve um avistamento.

4. Rabo-de-andorinha — Mimoides lysithous harrisianus


Rabo-de-andorinha – Mimoides lysithous harrisianus (Foto: Reprodução/Enciclopédia Itaú Cultural/Luiz Claudio Marigo)


As únicas populações atualmente conhecidas dessa borboleta preta são restritas à Reserva Biológica de Poço das Antas, Município de São João (RJ). Anteriormente essa subespécie era encontrada no Espírito Santo e na costa do Rio de Janeiro.

5. Borboleta — Dasyophthalma geraensis


Borboleta – Dasyophthalma geraensis (Foto: Reprodução/Wikipedia)


Essa borboleta possui pequenas iridescência azuis em suas asas, e é uma espécie tropical nativa do Brasil, sendo encontradas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

6. Asa-de-vidro — Mcclungia cymo fallens


Asa-de-vidro – Mcclungia cymo fallens (Foto: Reprodução/Wikipedia)


A asa-de-vidro é encontrada em áreas de 0 a 300 metros de altitude no pé de morros nas proximidades de matas alagadas. É uma subespécie de Mcclungia cymo, e foram registradas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.  

7. Libélula — Acanthagrion taxaense


Libélula – Acanthagrion taxaense (Foto: Reprodução/Pinterest/Isadora Zuza)


Essa espécie de libélula pequena é endêmica do Rio de Janeiro, foi descoberta em 1965 e está na lista de criticamente ameaçados desde 2006. Ela está presente no bairro carioca, Recreio dos Bandeirantes, correndo risco de extinção devido a grande expansão imobiliária na região.

8. Besouro — Coarazuphium tessai

Ou Coarazuphium tessai é um besouro que habita apenas duas localidades conhecidas na Bahia: Lapa do Bode e a Gruta do Poço Encantado no município de Itaetê. O avistamento desse inseto de cavernas é extremamente raro, após sua primeira coleta em 1991, os pesquisadores só voltaram a encontrá-lo cerca de 20 anos depois.

9. Besouro-d’água — Copelatus cessaima


Besouro-d’água – Copelatus cessaima (Foto: Reprodução/Research Gate/Sergio Antonio Vanin)


Em 2013 essa espécie foi descoberta em poças d’água dentro de cavernas numa formação rochosa rica em minério de ferro, região da Floresta Nacional de Carajás, no município de Parauapebas (Pará).

Foto destaque: Borboletas sobre vegetação Reprodução/Hype Science

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...