INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Mundo Animal

População de onças pintadas dobra no Parque Nacional do Iguaçu em quase 20 anos

Projeto que cuida da preservação da Mata Atlântica mostra que há um crescimento em relação às onças-pintadas no Parque Nacional de Foz do Iguaçu. Em quase 20 anos esse número mais que dobrou, em 2005 eram 40 animais, de acordo com estimativas, número considerado baixo para ter garantias sobre a sobrevivência da espécie. 

Para realizar esse “censo” das onças pintadas, pesquisadores instalam armadilhas fotográficas a cada dois anos com a finalidade de monitorá-las vivendo na maior área de Mata Atlântica atualmente, essa área é onde estão as cataratas e tem mais de 580 mil hectares, que abriga o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil e na Argentina. No último realizado, foram identificados 224 pontos diferentes observados por quatro meses.


Onça abraçando funcionário do Instituto Onça Pintada, que foi multado recentemente. (Foto: reprodução/ Metropoles)


“A gente identifica as onças pelas pintas, ou rosetas. Não tem duas onças iguais, é como se fosse uma impressão digital”, explica a coordenadora executiva do projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros. 

3,5 mil fotos foram registradas pelas câmeras espalhadas pelo corredor verde, nisso foram 55 onças flagradas. É feito um cruzamento de informações com base entre o número de onças diferentes registradas e a área monitorada para estimar a população do parque. Com a ajuda no combate aos caçadores e na conservação da floresta, o último censo divulgado neste sábado (3) mostrou que há, em média, 93 onças-pintadas vivendo no local. 

“Essa população dobrou de tamanho e, agora, entrou numa fase de estabilidade. Todo esse trabalho que a gente faz com as comunidades para aumentar a tolerância, reduzir o abate, está, possivelmente, salvando várias onças ao ano”, diz Yara. 

Augustin Paviolo, que é o coordenador argentino da pesquisa, conta que há umas 10 onças que circulam na fronteira entre os dois países. “Para as onças não são dois países, é uma mesma região de mata contínua onde elas vivem”, diz Paviolo.

Estima-se que do lado brasileiro exista algo em torno de 25 onças.

Foto destaque: Onça-pintada é flagrada perto das Cataratas do Iguaçu. Reprodução/H2FOZ

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...