Quais cuidados devemos ter com os pets durante a primavera?

nami kaz Por nami kaz
3 min de leitura

A primavera chega no final deste mês e com ela vêm dias de sol, muitas flores brotando e temperaturas mais elevadas. E, embora seja um período de muita beleza, a estação pode trazer alguns problemas de saúde para os animais de estimação. 

A primavera possui dias mais longos, e com isso, as temperaturas e a sensação térmica aumentam consideravelmente. Além do calor, essa estação favorece o surgimento de alergias respiratórias que, quando são associadas à baixa umidade do ar, aumentam as chances de infecções. Os gatos são mais afetados por essas doenças do que os cães, então, se você é tutor de um felino, fique atento. 

Outro problema para ficar de olho é o aumento da incidência de pulgas, pernilongos e carrapatos no ambiente, que transmitem doenças graves aos nossos bichinhos. Para que seu pet passe por essa estação sem grandes preocupações, trouxemos algumas dicas!

 

Hidratação

Por causa do calor, os animais precisam beber mais água para se manter hidratados. A dica é espalhar tigelas com água fresca em vários cantos da casa, para estimular os bichinhos a se hidratarem. Além da água, é permitido oferecer outros líquidos, como água de coco, que não só hidrata, mas também ajuda o pet a ficar mais saudável, por causa dos nutrientes da fruta.

 

Passeios

Nessa estação, é normal querer levar o animal para passear com mais frequência, mas é preciso tomar cuidado com o calor. É melhor levá-lo para caminhar somente em horários mais frescos, nas primeiras horas do dia ou no fim da tarde. Mais uma vez, não se esqueça de levar água para seu pet se hidratar durante o passeio. 

 

Remédio contra pulgas

Como dissemos aqui, na primavera, as pulgas começam a se proliferar mais rapidamente. Por isso, use shampoo e sabonetes antipulgas em seus pets. Mas não deixe de consultar um veterinário para saber qual produto é o ideal para o seu bichinho. 

 

Vacinação em dia

Nesta estação, doenças como a leptospirose aumentam e isso pode atingir animais de estimação (e até mesmo humanos!). Por isso, mantenha o cartão de vacinas do seu pet atualizado e proteja-o dessas doenças. 

Plantas perigosas

Algumas plantas podem ser tóxicas e causar perigo para os animais, é preciso tomar cuidado para evitar que o seu pet entre em contato com elas. Confira no vídeo do canal Perito Animal quais plantas devemos evitar deixar perto dos bichinhos! 


Saiba quais plantas são perigosas para os animais de estimação. (Vídeo: Reprodução/YouTube)


Através dessas dicas simples, é possível manter nossos bichinhos seguros e felizes, durante a estação mais bonita do ano.

Foto destaque: A estação mais bonita do ano pode afetar a saúde dos animais. Saiba que cuidados tomar com seus pets na primavera. (Reprodução/Freepik)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile