INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Mundo Animal

Saci: conheça a ave que tem o mesmo nome do personagem folclórico brasileiro

Saci: conheça a ave que tem o mesmo nome do personagem folclórico brasileiro

Saci é um personagem folclórico e, também, o nome de uma ave de canto peculiar e atrativo. O Dia do Saci é comemorado nesta terça-feira, 31 de outubro, no mesmo dia em que se festeja o Dia das Bruxas. A ideia em aproveitar a data do Halloween para valorizar e resgatar o folclore brasileiro foi consolidada pela Comissão da Educação e Cultura, em 2013.

Semelhanças

Saci (Tapera naevia) se liga ao vulto do saci-pererê e da Matinta Perera (do tupi matintape’re). O moleque saci de uma perna só, usa um gorro vermelho e detentor de poderes mágico faz incontáveis travessuras, assim como a ave que coloca seus ovos em ninhos de outras espécies, fazendo que seus filhotes sejam criados e chocados por elas. Desta forma, a ave é considerada como um parasita ninhos.   

A figura lendária da Amazônia, Matinta Perera representa uma velha ou um velho que se transforma em saci, e a pessoa que ouve o seu canto deve oferecer tabaco, caso não queira que uma desgraça lhe ocorra.


Saci – Tapera naevia. (Vídeo: reprodução/YouTube/@AnimaisSelvagensdoPedroTeia)


Peculiaridade

De acordo com o biólogo Luciano Lima da revista Terra da Gente, a denominação saci (Tapera naevia) simboliza a onomatopeia, que representa uma das vocalizações mais habituais da espécie, composta por duas notas. Além dessa alcunha, existem outros conhecidos como: peixe-frito, tempo-quente, sem-fim, sede-sede.

Embora cante repetitivamente por longos períodos, incluindo durante a noite, é muito difícil localizar a ave pelo canto, característica que é atribuída também ao Saci do folclore. Segundo o folclorista Câmara Cascudo, ela possui um ‘assobio persistente, misterioso, inlocalizável e assombrador’. Dessa forma, provavelmente foi o canto da espécie que acabou associando-a a lenda do Saci”, afirma Luciano.

Além do Brasil, a ave saci pode ser encontrada no sul do México e ao norte da Argentina e do Uruguai.

O poeta, compositor e cantor Tom Jobim, que buscava inspiração na natureza, se rendeu à cantoria do saci (Tapera naevia), e se inspirou na melodia da ave onde é possível observar a influência em sua icônica música “Águas de Março”.

 

 

Foto Destaque: Saci (Tapera naevia). (Reprodução/Instagram/@pedro_teia)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...