Um tamanduá-bandeira foi avistado passeando em uma padaria, no bairro Recanto do Bosque, na capital de Goiânia, no dia 31 de março, quinta-feira. Imediatamente o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o animal, que pelo que parecia estava em busca de comida. As atendentes da padaria ainda deram um pedaço de comida jogando por trás do balcão ao animal, como é possível ver no vídeo.
Tamanduá-bandeira avistado em padaria. (Foto: Reprodução/Metrópoles)
O Corpo de Bombeiros informou que o tamanduá-bandeira foi resgatado bem e sem ferimentos e foi encaminhado ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres). É muito recorrente os animais acabarem se machucando pelo caminho, quando estão fugindo de algum lugar ou se perdem pelos locais, como essa visita mais que especial ao estabelecimento. Confira o vídeo do animal na padaria:
<blockquote class=”tiktok-embed” cite=”https://www.tiktok.com/@metropolesoficial/video/7216701327676607749″ data-video-id=”7216701327676607749″ style=”max-width: 605px;min-width: 325px;” > <section> <a target=”_blank” title=”@metropolesoficial” href=”https://www.tiktok.com/@metropolesoficial?refer=embed”>@metropolesoficial</a> Tamanduá-bandeira faz “passeio” em padaria de <a title=”goiânia” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/goi%C3%A2nia?refer=embed”>#Goiânia</a>. Segundo o Corpo de Bombeiros, após o passeio o animal foi resgatado sem ferimentos e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres. <a title=”tiktoknotícias” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/tiktoknot%C3%ADcias?refer=embed”>#TikTokNotícias</a> <a target=”_blank” title=” som original – Metrópoles Oficial” href=”https://www.tiktok.com/music/som-original-7216701331619613445?refer=embed”> som original – Metrópoles Oficial</a> </section> </blockquote> <script async src=”https://www.tiktok.com/embed.js”></script>
Nas capitais de Goiás e Brasília é muito comum serem vistos animais em campos abertos, como o tamanduá-bandeira, em busca de comida e em partes, como às margens das rodovias. Raras exceções são como essa de aparecerem nas áreas urbanas, em locais, como a padaria. Em situações como essa de encontrar um animal silvestre em uma área urbana, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros, através do 193.
O animal silvestre tamanduá-bandeira é o maior de todas as espécies que existem de tamanduás. É bastante comum na área do bioma Cerrado, mas pode ser avistado em diferentes zonas também, como as savanas e as florestas das Américas do Sul e Central. Por ser o maior das espécies, está na categoria de espécie bastante vulnerável devido ao risco de extinção.
Em alguns lugares do mundo, já está extinto, como no Uruguai e sofre grandes riscos de extinção também na América Central. Está propenso a falecer por atropelamentos e queimadas, principalmente, quando acabam se perdendo como foi o caso, andando por estradas, em busca de alimento, acaba sofrendo atropelamentos. Lembre-se, se avistar um, ligue 193!
Foto Destaque: Tamanduá-bandeira. Reprodução/DOL