Urubu é flagrado bebendo cerveja na praia durante onda de calor intensa no Rio de Janeiro

3 min de leitura

Uma cena inusitada ocorreu na praia do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na quarta-feira (18). Um urubu foi flagrado tomando cerveja, o que chamou a atenção de um grupo que se encontrava na praia, eles levaram um susto quando o animal se aproximou e começou a bicar a bebida. Pouco tempo depois, uma pessoa adiciona mais cerveja ao copo para a ave. Contudo, o biólogo Izar Aximoff alerta que o acesso a bebidas alcoólicas pelos animais deve ser evitado.

“A gente tá num momento muito quente, em um clima muito quente de verão, e esses animais sentem muita sede. Nesse caso, o urubu acabou sendo atraído e foi tomar cerveja. O álcool não é metabolizado efetivamente pelo organismo desses animais. E o que acontece? Ele cai na corrente sanguínea e afeta o sistema nervoso central, levando, por exemplo, o animal a perder o equilíbrio, perder a coordenação motora, e pode causar vômitos”, explicou o biólogo.

O especialista também reforça que a atitude de dar bebida para o pássaro não é correta nem adequada. “Esse tipo de situação, embora seja engraçado o urubu bebendo cerveja, ela é classificada como crime de maus-tratos”, afirmou.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>E o urubu, mascote do Mengão, se refrescando desse calor na praia do recreio. <a href=”https://t.co/1i0f30djI8″>pic.twitter.com/1i0f30djI8</a></p>&mdash; Renan Fla (@RenanFlamengo) <a href=”https://twitter.com/RenanFlamengo/status/1615759730978312192?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 18, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Momento não passou despercebido por quem estava no local (Reprodução/Twitter)


Onda de calor no Rio de Janeiro

Segundo informações do Agenda Brasil, o estado carioca teve um fim de semana de calor intenso, com os termômetros batendo recordes neste verão. De acordo com o Sistema Alerta Rio, serviço meteorológico da prefeitura do Rio. No sábado (14), a máxima foi de 39,1 graus Celsius (°C), já no dia seguinte, no domingo, subiu para 40,3°C. Nestes dois dias, em algumas regiões da cidade, a sensação térmica ultrapassou os 50°C.



Rio de Janeiro teve sensação térmica acima dos 50°C (Foto: Reprodução/Twitter)


Ainda no sábado, quem estava no bairro do Irajá, experimentou a sensação de 51,1°C, e no domingo, um calor que foi ainda mais intenso, atingindo os 54°C. O Centro de Operações na prefeitura do Rio passou a informação de que a temperatura média na cidade, às 14h10 durante o domingo, foi de 37°C, já a sensação térmica média que os cariocas enfrentaram chegou a 49,9°C.

Foto destaque: Pessoas lotaram a praia durante a onda de calor no Rio. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile