INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Mundo Pet

Bicho-preguiça é resgatado por Guardas Municipais no interior do Rio de Janeiro

Um bicho-preguiça foi resgatado pela Guarda Municipal de Maricá, Rio de Janeiro, no último sábado (24). O animal foi encontrado por uma moradora do Condomínio residencial Campo e Mar 2, em Itaipuaçu, que contatou os guardas através do Centro de Operações de Segurança (CIOSP).

De acordo com os agentes do Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam), responsáveis pelo acolhimento do bicho-preguiça, o animal não possuía marcas de ferimentos ou qualquer dano causado por maus-tratos. 


Bicho-preguiça é resgatado pela Guarda Muicipal. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Maricá)


A Secretaria de Cidade Sustentável da Prefeitura Municipal de Maricá informou que o silvestre foi encaminhado para a Unidade de Conservação da Gedam, e que lá passará por cuidados e atenção necessária. Após tais procedimentos, o bicho-preguiça será encaminhado e entregue ao seu habitat natural.

A Guarda Municipal de Maricá enfatizou à população os cuidados necessários diante de situações como a que acometeu a cidade no último fim de semana. De acordo com o Órgão, a primeira atitude a ser tomada deve ser o acionamento da patrulha, que atende pelos endereços telefônicos 153 ou (21) 98609- 1516 (Disque-Seop).

O Serviço permanece em alerta 24 horas por dia e está preparado para o resgate de qualquer espécie que se encontre em situação de integridade física ou simplesmente fora de seu habitat natural. Atende também as demais localidades da região, seja nas áreas urbana ou rural. 


O Gedam informou que o animal será levado de volta ao seu habitat nayural após receber cuidados profissionais. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Maricá)


Risco de extinção

De acordo com a Associação Pan-Americana para a Conservação (Appc), a fragmentação da floresta é uma das maiores ameaças que os bichos-preguiças selvagens enfrentam, pois perpetua o desmatamento e a destruição do habitat natural dos bichos-preguiça. 

O aparecimento desses animais em regiões urbanas são apenas parte das ameaças à preguiça, que quando em contato com o sono sofre riscos de atropelamentos e predação de outros predadores, como cobras e onças.

A Associação informa que atualmente uma das maiores lutas da organização é para o combate ao animal como parte de atrações turísticas. A exibição das espécies é uma das causas do tráfico de até 90% desses animais que correm risco de desaparecimento.

 

Foto Destaque: Bicho-Preguiça é encontrado em área urbana da cidade de Itaipuaçu (RJ). Reprodução/Prefeitura de Maricá.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...