INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Mundo Pet

Cães e gatos podem sentir ansiedade segundo veterinário

Desde sempre, os animais fazem parte do convívio humano e não é atoa que alguns deles se tornaram animais domésticos com o passar do tempo, assim sendo mais comuns de serem encontrados ao lado de outros humanos. Cães e gatos são os tipos de animais domésticos mais frequentes hoje em dia e pelo visto se parecem mais conosco do que achávamos. Estes animais também sofrem com problemas que se tornaram diários para nós, a ansiedade e o estresse. A relação que cada dono divide com seu animal de estimação pode influenciar a saúde do mesmo em relação à essas condições.

Certas mudanças na rotina e outras condições diferentes do usual podem afetar a condição de vida destes animais. Pelas redes sociais, o especialista e médico veterinário Rafael Guariniello concedeu entrevista ao site Terra, explicando as razões que fazem da relação entre donos e pets ser determinante para a qualidade de vida de ambos:

Como a relação entre tutor e pet influencia o bem-estar do animal?

“A relação entre tutor e pet influencia muito o bem-estar do animal, principalmente emocionalmente, já que pets que não recebem atenção, por exemplo, podem apresentar alguns transtornos como ansiedade e até depressão. Por isso, a construção de uma boa relação entre tutor e pet é vital.” 

Então os animais de estimação também podem desenvolver transtornos de ansiedade ou depressão? Como identificar o quadro emocional de um pet e oferecer suporte? 

“Sim, podem desenvolver ambos. Estar atento às alterações de comportamento do dia a dia e mudanças de hábito, como prostração, falta de interesse em brincar ou passear, falta de apetite… podem ser sintomas e apontam que é o momento de procurar um médico veterinário.” 

Por que as mudanças na rotina impactam mais os pets? O que fazer para minimizar esse estresse?

“Os pets são muito sensíveis às mudanças de ambiente e rotina, principalmente os felinos. As mudanças devem ser ao máximo planejadas para que haja um plano de adaptação. Por exemplo, na mudança de casa, levar o pet para conhecer o novo lar várias vezes antes da mudança definitiva. O médico veterinário pode ajudar a planejar estas mudanças para que o animal sofra o menor impacto possível.” 

Popularmente, os gatos são vistos como animais mais independentes, isso reflete na capacidade deles em lidar com os humanos? 

“O modo de expressão das emoções dos gatos e cachorros são diferentes, mas ao contrário do que possa parecer, os gatos são tão sensíveis às mudanças quanto os cachorros.” 

De que formas a falta de atenção impacta gatos e cães? Qual a importância de criar momentos de qualidade com o pet? 

“A falta de atenção para ambos afeta totalmente o bem-estar animal. Por isso, é muito importante criar momentos de conexão entre os pets e seus tutores, em que haja troca de ocitocina entre todos, importante para os humanos e pets, gerando emoções positivas.”

Cães e gatos têm sentidos aguçados: de que modo os sons podem fazer bem ou mal a eles? Por que os fogos de artifício assustam tanto? 

“Qualquer mudança ambiental desperta o interesse dos pets, como cheiros, sons e estímulos visuais. Se os sons estão presentes em momentos bons, serão “lembrados” como sinais de boas emoções também. Sobre os fogos de artifício, os barulhos costumam ser muito altos, fortes e o cheiro gerado é de pólvora, trazendo medo, susto e insegurança, porque também não costuma ser um barulho comum e conhecido. É importante que, nesse momento, o tutor se aproxime do pet, o acalme e passe segurança.” 

Por que alguns pets ficam ao lado dos tutores durante atividades, como uma sessão de meditação, por exemplo? 

“Geralmente, no primeiro momento, os pets ficam curiosos para entender o que humanos estão fazendo naquele instante. Mas conseguem perceber se seus tutores entram em um estado meditativo e de relaxamento, o que pode atrai-los para perto.”


Ver a imagem de origem

Cão e gato se encarando. (Foto: Reprodução/VetFaro)


Cães e gatos continuarão sendo os melhores amigos do homem e apenas com o tempo iremos descobrir outras coisas que eles podem ter de similar conosco. Pelo menos, já sabemos o suficiente para nos atentarmos mais a relação com eles, sendo agora uma questão de saúde e qualidade de vida.

 

Foto Destaque: Relação entre donos e pets é fundamental para a saúde de ambos. Reprodução/WeMystic

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...