Vários cachorros ficam com água na boca ao se depararem com frutas da estação. Alguns donos podem até estranhar, mas uma fruta não faz mal algum aos pets. Porém, existem certas restrições. Veja a seguir as características ímpares de cada fruta e quais delas estão liberadas a fazerem parte da alimentação de seu animal.
Frutas cítricas
Diversos cachorros amam uma tangerina, e as frutas cítricas podem tranquilamente serem oferecidas aos companheiros de quatro patas. Rica em vitamina C, ela pode auxiliar o sistema imunológico. Porém, alguns cães podem ter diarreias ou dores abdominais. Basta oferecê-lo uma pequena quantidade e observar caso dê algum problema.
Maçã e pera
Fontes de fibras, vários cachorros apreciam as duas frutas. Além de facilitar o trânsito intestinal, a maçã é rica em pectina, fibra que melhora a saúde intestinal, prevenindo até infecções intestinais – em especial aquelas que surgem no momento de troca da ração.
Mamão
Fonte das vitaminas A e C, cálcio, ferro, potássio e fibras, o mamão é mais uma fruta que pode ser oferecida aos animais, mas sem a presença de cascas e sementes. Porém, até mesmo aqueles cães acostumados a comer a fruta acabam tendo problemas estomacais, como diarreia.
Melancia
Ótima opção para uma melhor hidratação de seu pet, a melancia é vista como uma é vista como fonte de potássio e vitaminas. No entanto, mais uma vez as sementes devem ser evitadas durante a digestão.
Pêssego
Mais uma fruta que pode ajudar o sistema imunológico por ser rica em minerais. Porém, deve-se tomar atenção, uma vez que o pêssego deve ser oferecido ao cachorro sem o caroço, já que ele possui substâncias tóxicas.
Goiaba, ameixa e amora
Muitos cachorros amam essas três frutas, que são inofensivas ao trato gastrointestinal. A goiaba é repleta de vitaminas e minerais, mas alguns animais podem não se adaptar com a presença das sementes.
Caqui
O caqui é uma opção diferente e muito interessante para a alimentação dos animais de estimação porque, além de ser fácil para consumo, não possui caroço. Apesar dos diversos pontos positivos, cães diabéticos não podem consumir a fruta em questão.
Essas são as principais frutas que pode dar para seu cachorro e, além de aguçar o paladar do pet, fará muito bem para a saúde dele.
Foto destaque: Cão sorrindo para a foto. Foto. Reprodução/ Canal do Pet – IG