Devo aumentar as porções de alimento do meu pet no inverno?

Natália Maria Por Natália Maria
3 min de leitura

No inverno os cuidados que temos mudam, pois buscamos nos manter aquecidos devido a baixa temperatura. Utilizamos mais cobertores, nos aquecemos com as blusas e em geral ingerimos aquele chocolate quente para esquentar. Para os humanos, o maior consumo de comida durante o inverno ocorre, pois o gasto calórico nesse período é maior. Mas e para os nosso pets? Será que os animais também sentem mais fome nessa época do ano?

Assim como os humanos, os animaizinhos sentem frio e fome. Com as temperaturas baixas, o corpo tende a queimar mais calorias para poder manter-se aquecido. Por isso no inverno, costumamos ter mais apetite e se alimentar mais. Entretanto, segundo veterinários, a dieta do pet não necessita ser alterada afim de aumentar as quantidades nas porções. De acordo com as palavras do professor de Medicina Veterinária da Univan, Rodrigo Capitânio Goldoni ao Globo, o frio do Brasil não costuma ser tão extremo quanto em outras partes do mundo. “Estamos falando de um inverno não tão rigoroso e, além disso, os animais são criados dentro de casa. Por isso, ficam mais aquecidos e não requerem maior gasto energético para manter a temperatura corporal. Então esse aumento de apetite seria um mito”.


Somente aquecer seu pet já será o suficiente para lidar com o inverno, não é necessário aumento de dieta (Foto: reprodução/MatsudaPet)


Os animais domésticos não gastam tantas calorias devido sua criação em locais fechados. Também para a Dr. Juliana Toledo não há motivo para aumentar a dieta do pet, pois seu gasto calórico não se eleva no inverno do Brasil. “Nossos animais já possuem uma temperatura corpórea elevada. Entre 37,5 e 39,4 graus Celsius. Por isso não é necessário aumentar a ingestão calórica em épocas mais frias em países tropicais, como o Brasil”.

O aumento da alimentação dos pets no inverno sem necessidade, pode levar a riscos de obesidade e desenvolvimento de doenças como diabetes. Os especialistas alertam que essa mudança de rotina se não for acompanhada de mais exercícios para o gasto energético pode acarretar o sobrepeso do animal. “Se eles começarem a comer a mais, precisarão de exercícios extras para gastar as calorias”, afirma Dr. Juliana. Caso seu pet tenha um aumento de apetite, deve-se buscar ajuda veterinária para verificar se há alguma doença para tal motivo.

Foto destaque: Cachorro de porte pequeno o lado de pote de ração. Foto: reprodução/Eu amo animais.

Deixe um comentário

Deixe um comentário