Gatos são propensos a ignorar, dizem especialistas

Gabriele Reis Por Gabriele Reis
3 min de leitura

É certo que o fato de nossos bichinhos não nos olharem quando os chamamos é uma preocupação notória entre donos de pets, seja qual tipo de animal for.

Há animais que têm uma tendência natural a desenvolver surdez, como os gatos brancos de olhos azuis, que possuem uma falta de desenvolvimento genético nas células de pigmentação, o que lhes dá 72% de chance de possuir essa condição, de acordo com especialistas.


Gato branco de olhos azuis. (Reprodução/AdobeStock).


Mas e as outras raças de gatos? Também possuem essa tendência, por isso não nos escutam?

Acontece que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Animal Cognition, os gatinhos são propensos a ignorar certos chamados dos seus donos, então não, seu gato não necessariamente possui alguma deficiência, apenas está te ignorando!

A inteligência desses bichanos é tão extraordinária que eles conseguem filtrar a intenção de seus donos apenas com o tom de voz que empregam. É desse jeito também que eles conseguem identificar se estão falando com eles ou não, dizem os pesquisadores do levantamento.

Essa habilidade se entrelaça com a capacidade dos gatos de descobrir quem está falando, se são seus donos ou se são apenas estranhos, o que desencadeia reações adversas por parte do felino, como a dilatação dos olhos, um súbito interesse ou apatia ou até mesmo um miado, seja ele diferente ou não.


Gatos podem ignorar chamados dos donos. (Reprodução/AdobeStock).


Nesse estudo, foram analisados e observados 16 gatos domésticos saudáveis, utilizando gravações e outros métodos que pudessem gerar interesse. Os tutores eram instruídos a falarem com seus gatos de diferentes formas, utilizando tons de vozes diversificados para ver a reação de cada gatinho.

Conclui-se, através da pesquisa, que os gatos realmente ignoram informações ditas de um jeito mais duro, demonstrando mais interesse quando tratados com adoração e carinho. Sua ligação com os donos não pode ser contestada, já que fica provado que os felinos são perfeitamente capazes de identificar quando seu tutor fala com ele, diferenciando de estranhos e descobrindo se as falas se dirigem a eles.

 

Foto destaque: Gato e sua dona em um carinho. Reprodução/AdobeStock.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile